Mikhail Bakhtin e a cultura grega antiga
Palavras-chave:
Mikhail Bakhtin, Grécia Antiga, Período Helenístico, Carnavalização, RomanceResumo
Este ensaio analisa a contribuição do conhecimento da cultura grega da Antiguidade para a formação do pensamento de Mikhail Bakhtin. Demonstra como o diálogo socrático e os gêneros sério-cômicos contribuíram para o formação do gênero romance ”“ na concepção de Bakhtin ”“ pelo desenvolvimento da linhagem carnavalizada desse gênero. Conclui que, embora não seja propriamente um helenista, Bakhtin contribui para os estudos da Grécia Antiga, ao explorar a criatividade literária do período helenístico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.