O poeta e a cidade
Platão enfrenta Homero
Palavras-chave:
Cidade em decadência, Homero, Educação, Platão, Cidade perfeitaResumo
Buscamos, aqui, refletir sobre a crítica platônica a Homero na obra A República. Suas críticas justificam-se em razão da situação conflitante que se encontrava a cidade de Atenas. Os ricos e nobres, aproveitavam-se dos devaneios poéticos, para defender seus interesses. Platão vê a necessidade de romper com esses padrões vigentes e criar uma nova era educativa. Pretende eliminar todas as imperfeições da cidade e estabelecer novos princípios éticos, porém distantes da poesia de Homero. Buscamos demonstrar as condições educativas propostas por Platão para uma nova cidade, tendo como plano de fundo as críticas de Platão a Homero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
