Urbanização e a construção da paisagem no alto império romano: a colônia de Augusta Emerita
Palavras-chave:
Alto Império, Augusto, Província da Lusitânia, Augusta Emerita, UrbanismoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa que realizo como mestranda do Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Professora Doutora Norma Musco Mendes. A problemática central da pesquisa é a análise da construção da paisagem imperial na cidade de Augusta Emerita como uma representação do domínio imperial romano, pois consideramos que as civitates, representaram a forma específica de apropriação, intervenção e ordenação do espaço que correspondia à s relações de dominação, autoridade,centralização, integração regional e inter-regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.