A pólis e o maravilhoso na narrativa de Heródoto
Palavras-chave:
Exótico, Heródoto, Organização política, Democracia, MaravilhosoResumo
A organização da narrativa herodotiana assenta-se sobretudo na caracterização do despotismo, no entanto este só possui significado na obra em contraposição ao uso do grego de organização política, e principalmente em relação à democracia. O despotismo bárbaro acha-se em maior evidência, todavia, basta isso para fazer a temática da tirania sobrepujar a da organização políada? Não poderíamos supor que o realce do poder despótico não seria apenas uma maneira de mostrar para os gregos a sua particularidade? Nesse caso, o exótico, o maravilhoso e admirável residiriam no fato de os gregos terem se organizado de uma forma completamente singular, estranha a todos os outros povos conhecidos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.