O sábio estóico possui o discernimento aristotélico?
Palavras-chave:
Aristóteles, Estoicismo, Ética, Virtude intelectualResumo
A virtude intelectual do discernimento (frovnhsi") ocupa uma posição privilegiada naética de Aristóteles, já que intervém para julgar e escolher a melhor opção com relação a nossasações voluntárias. Quanto aos estóicos, as virtudes são saberes e reduzem-se a uma só. Aqueleque possui essa virtude única é chamado de ‘sábio’ (sovfov") e pode escolher, por si mesmo, aação adequada para alcançar a felicidade. Assim, queremos descobrir se o sábio estóico seaproxima do prudente (frovnhsi") aristotélico, ao examinar alguns temas chave da ética dessasescolas filosóficas. Concluímos que as teses semelhantes ultrapassam as que se opõem, apesarde encontrar um vocabulário bastante distinto que engana à primeira vista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.