CORPO FORMOSO, ALMA DE PASSARINHO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM GABRIELA, CRAVO E CANELA, DE JORGE AMADO

Autores

  • Lívia Alves Monteiro Carlos UERN
  • Larissa Cristina Viana Lopes UFRN
  • Francisco Vieira da Silva UFERSA e UERN

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i2.10334

Palavras-chave:

Representação; Feminino; Gabriela.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as representações do feminino da personagem Gabriela na obra Gabriela, Cravo e Canela (2001), de Jorge Amado, de maneira a caracterizá-la de acordo com o comportamento diante dos dogmas essencialmente patriarcais. Entendemos que a personagem analisada emerge de uma sociedade que se encontra em processo de modernização, na qual costumes arraigados vão sendo subvertidos aos poucos na tessitura da narrativa.

Biografia do Autor

  • Lívia Alves Monteiro Carlos, UERN

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

  • Larissa Cristina Viana Lopes, UFRN

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Francisco Vieira da Silva, UFERSA e UERN

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas. Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. Rio de Janeiro, São Paulo, Record, 2001.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez. 2011.

ALMEIDA, José Maurício Gomes de. A tradição regionalista no romance brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

BELLINE, Ana Helena Cizotto. Representações do feminino. In. GOLDSTEIN, Norma Seltizer. (Org.) Caderno de leituras: a literatura de Jorge Amado. Companhia das letras, 2008. p.26-39.

LOURO, Garcia Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. (Org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 443-481.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

CORPO FORMOSO, ALMA DE PASSARINHO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM GABRIELA, CRAVO E CANELA, DE JORGE AMADO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 2, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i2.10334. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10334. Acesso em: 15 jan. 2026.