SORIANO DÍAZ, Ramón; ALARCÓN CABRERA, Carlos; MORA MOLINA, Juan (Directores). Diccionario crítico de los derechos humanos. Huelva (España): Universidad Internacio-nal de Andalucia, Sede Iberoamericana, 2000. 315 p.

Autores/as

  • José Geraldo de Sousa Junior

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v0i8.12881

Resumen

A disposição para o exame deste belo projeto, a edição de um dicionário crítico de direitos humanos, não advém apenas da concordância com as razões da iniciativa. De fato, estou de acordo com os diretores e coordenadores da edição, quanto aos motivos e à oportunidade da publicação da obra: “o interesse social que suscita esta classe de direitos pela relevância do bens jurídicos protegidos, o extraordinário desenvolvimento normativo e institucional, ao nível interno-estatal e internacional, na defesa e promoção dos direitos humanos, e as constantes controvérsias entre os estudiosos e na opinião pública sobre seu significado e alcance, que são causa do caráter antagônico de seu exercício, de sua ineficácia na prática social e da fácil instrumentalização de que são objeto pelas esferas de poder”.

Biografía del autor/a

  • José Geraldo de Sousa Junior

    Diretor da Faculdade de Direito da UnB, Coordenador do Projeto “O Direito Achado na Rua”, Membro do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da UnB.

Publicado

2009-08-14

Cómo citar

SORIANO DÍAZ, Ramón; ALARCÓN CABRERA, Carlos; MORA MOLINA, Juan (Directores). Diccionario crítico de los derechos humanos. Huelva (España): Universidad Internacio-nal de Andalucia, Sede Iberoamericana, 2000. 315 p. SER Social, Brasília, n. 8, p. 235–238, 2009. DOI: 10.26512/ser_social.v0i8.12881. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12881. Acesso em: 22 jan. 2025.