A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora

Autores

  • Vânia Cardoso da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Leher Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Gawryszewski Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18862

Palavras-chave:

trabalho-educação, reformas educacionais, formação da força de trabalho, juventude, resistências

Resumo

Este artigo analisa as condições objetivas e as forças sociais e políticas da pedagogia do capital na atual conjuntura política e econômica
brasileira, destacando a formação da força de trabalho, sobretudo, preparada para a conformação social mediante a intensificação da precarização e da exploração; a composição do exército industrial de reserva; e o robustecimento das trincheiras formadas pelos aparelhos privados de hegemonia do capital. Discute a pedagogia do capital no tocante às “reformas” nos sistemas educacionais para a formação do jovem trabalhador ”“ a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Essa pedagogia também contribui para a ressignificação da condição de trabalhadores em ocupações irregulares e eventuais regulamentadas como empreendedores ”“ constata que, na maioria, são jovens com baixa escolaridade. E, por fim, problematiza o sentido das resistências da classe trabalhadora, indicando debilidades e alternativas possíveis de unificação das agendas das forças políticas progressistas no campo da educação.

Biografia do Autor

  • Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Coordenadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx).

  • Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Doutor em Educação pela USP. Coordenador do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx).

  • Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, em estágio de pós-doutorado pelo PPFH/Uerj. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Coemarx).

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. SER Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 310–328, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v20i43.18862. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18862. Acesso em: 1 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

51-60 de 498

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.