Livro Digital nas Editoras Universitárias
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37531Palavras-chave:
Comunicação científica, Livro eletrônico, Editoras universitáriasResumo
Na comunicação científica os livros desempenham um papel fundamental no processo de promoção e divulgação do conhecimento. Contudo o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram mudanças na maneira de produzir o livro, ampliando assim o mercado editorial e permitindo ao leitor novas formas de leitura e interação. Assim, este artigo apresenta uma reflexão destas mudanças, traz uma descrição teórica a partir de revisão bibliográfica, oferecendo um panorama do livro, do mercado editorial e das editoras universitárias desde suas origens até o seu contexto atual. Destaca a relevante contribuição das editoras universitárias que promovem a cultura e a socialização do conhecimento. Considera-se que o mercado editorial do livro digital já está consolidado, porém argumenta-se que o segmento das editoras universitárias não alcançou todo seu potencial.
Referências
ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos; ARAÚJO, Wagner Junqueira. Aplicação do Open Monograph Press por editoras brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UFBA/ANCIB, 2016.
ASOCIACIÓN DE EDITORIALES UNIVERSITARIAS DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (EULAC). [Informações dispersas]. Disponível em: https://eulac.org/ Acesso em: 11 mar. 2021.
BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia. (org.) Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
BRITO, Ronnie. Fagundes de; SHINTAKU, Milton. Periódicos de Acesso Aberto no Brasil: o Cenário Tecnológico no uso do SEER/OJS. In: CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA SOBRE ACESSO ABERTO, 5., 2014, Coimbra. Anais [...]. Coimbra, 2014.
BROOME, Marion. E. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: RODGERS, Beth L.; KATHLEEN, A. Knafl. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. 2. ed. Philadelphia: W.B Saunders Company, 2000. Cap. 13, p. 231-250. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts Acesso em: 26 jun. 2021.
BUFREM, Leilah Santiago. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação prática. 2. ed. São Paulo: Edusp; Com-Arte, 2015.
BUFREM, Leilah Santiago. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática. São Paulo: Edusp, Com-Arte; Curitiba: EDUFPR, 2001.
CENTRE FOR RESEARCH ON LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN (CERLALC). [Informações dispersas]. Disponível em: https://cerlalc.org/ Acesso em: 11 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Roteiro para classificação de livros: avaliação dos programas de Pós-Graduação: aprovada na 111ª reunião do CTC de 24 de agosto de 2009. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/roteirolivros-pdf Acesso em: 15 mar. 2021.
CORDON GARCÍA, José Antonio; ALONSO ARÉVALO, Julio; MARTÍN RODERO, Helena. Los libros electrónicos: la tercera ola de la revolución digital. Anales de Documentación, v. 13, p. 53-80, 2010.
CROSSICK, Geoffrey. Monographs and Open Access: a report to HEFCE. Londres: HEFCE, 2015. Disponível em: https://dera.ioe.ac.uk/21921/1/2014_monographs.pdf Acesso em: 18 jan. 2020.
DEEGAN, Marilyn. The Academic Book of the Future Project Report: a report to the AHRC and the British Library. Londres: [s.n.], 2017. Disponível em: https://academicbookfuture.files.wordpress.com/2017/06/project-report_academic-book-of-the-future_deegan3.pdf Acesso em: 02 nov. 2017.
DOURADO, Stella Moreira. Identificando a inovação editorial na cadeia produtiva do livro universitário brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
EDITORAS vendem menos ebooks nos EUA: vendas diretas de autores disparam. Simplíssimo, 3 nov. 2017. Disponível em: https://simplissimo.com.br/editoras-vendem-menos-ebooks-nos-eua-vendas-diretas-de-autores-disparam/ Acesso em: 15 mar. 2021.
EL FAR, Alessandra. O livro e a leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
DIEGO GONZÁLEZ, José; WISCHENBART, Rudiger. El espacio iberoamericano del libro 2018. Bogotá: Cerlalc, 2019.
FERWERDA, Eelco; PINTER, Frances; STERN, Niels. A landscape study on open access and monographs: policies, funding and publishing in eight European countries. [S.l.]: Knowledge Exchange, 2017.
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS (Fipe). Produção e vendas do setor editorial brasileiro: ano base 2017. Pesquisa encomenda pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Disponível em: http://cbl.org.br/downloads/fipe Acesso em: 15 mar. 2021.
GARVEY, William D.; GRIFFITH, Belver C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. In: GARVEY, W. D. Communication: the essence of science; facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979. 332 p. Appendix A, p.127-147.
HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.
INSTITUTO PROLIVRO 2020. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf Acesso em: 15 mar. 2021
KRAMER, Bianca; BOSMAN, Jeroen. Innovations in scholarly communication - global survey on research tool usage [version 1; referees: 2 approved]. F1000Research: open for science, 5:692, Apr. 2016. Disponível em: https://f1000research.com/articles/5-692/v1 Acesso em: 20 maio 2017.
KRAMER, Bianca; BOSMAN, Jeroen. 101 Innovations in Scholarly Communication: the changing research workflow. Figshare, poster 2015. DOI https://doi.org/10.6084/m9.figshare.1286826.v1
MARQUES NETO, José Castilho. A editora universitária, os livros do século XXI e seus leitores. Interface, Botucatu, v. 4, p. 167-172, 2000.
MARQUES NETO, José Castilho; ROSA, Flávia Garcia. Editoras universitárias: academia ou mercado? In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010. cap. 19, p. 331-348.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006.
NEYLON, Cameron et al. The Visibility of Open Access Monographs in a European Context: a report prepared by Knowledge Unlatched Research. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: https://zenodo.org/record/1230342#.XiMUpmhKhPY Acesso em: 18 jan. 2020.
NIELSEN BOOK. Desempenho real do Mercado editorial: série histórica. Pesquisa encomenda pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Junho de 2020a. Disponível em: http://cbl.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/S%C3%89RIE-HIST%C3%93RICA_PCR2019.pdf Acesso em: 15 mar. 2021.
NIELSEN BOOK. Conteúdo digital do setor editorial brasileiro: ano base 2019. Pesquisa encomenda pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Julho de 2020b. Disponível em: http://cbl.org.br/site/wp-content/uploads/2020/08/conteudo_digital_imprensa.pdf Acesso em: 15 mar. 2021.
PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Edusp, 2010.
PROCÓPIO, E. A revolução dos eBooks: a indústria dos livros na era digital. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2013.
RAJU, Reggie. Altruism as the founding pillar for open monograph publishing in the Global South. In: Conferences Annual Congress IFLA WLIC 2017, Wroclaw, Polônia, na Seção 232 -Libraries. Solidarity. Society. Proceedings [...]. Polônia: IFLA, 2017 Disponível em: http://library.ifla.org/1703/ Acesso em: 20 maio 2017.
RIBEIRO, Lis; FRAGOSO, Mariana. Setor editorial brasileiro encolheu 20% entre 2006 e 2019. [S.l.]: CBL; SNEL, 2020. Disponível em: http://cbl.org.br/imprensa/noticias/setor-editorial-brasileiro-encolheu-20-entre-2006-e-2019 Acesso em: 15 mar. 2021.
RIPA, Javier Torres. El libro em entornos cambiantes. In: PUJADAS, Magda Polo (coord.). Inovación y retos de la edición universitaria. Espanha: Universidad de La Rioja: UNE, 2007.
ROSA, Flávia Garcia et al. A presença das editoras universitárias nos acervos dos repositórios institucionais. InCID: Revista Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, p. 152-164, jul./dez. 2013. Edição especial.
SALINAS, Lenin Monak S; CASTRILLÓN, Andrés Felipe Valencia. El libro em cifras: boletín estadístico del libro en Iberoamérica. Bogotá: Cerlalc-Unesco, 2016. v. 10.
SANTOS, Janiele Moura Lopes dos; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Estudo de cenários prospectivos para o mercado editorial do livro digital no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marilia, SP. Anais eletrônicos [...]. Marília, SP: UNESP/ANCIB, 2017.
SCHROEDER, Richard Uribe; MANTILLA, Sandra Villamizar. Percepción sobre el clima editorial y tendencias a corto plazo. Boletín, n. 9, oct. 2010.
SCHRODER, Hannah. Usage of Knowledge Unlatched titles doubled within one quarter. Knowledge Unlatched, Berlim, 20 oct. 2017. Disponível em: http://www.knowledgeunlatched.org/2017/10/usage-of-knowledge-unlatched-titles-doubled-within-one-quarter/ Acesso em: 03 nov. 2017.
SHINTAKU, Milton; BRITO, Ronnie. Fagundes de. Guia do usuário do OMP: sistema de editoração eletrônica de livros e monografias. Brasília: IBICT; Curitiba: PUCPRESS, 2019. DOI https://doi.org/10.7213/guia.OMP
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Racher de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, Jan. /mar. 2010. DOI https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
VIANA, José Antonio; ODDONE, Nanci. Autopublicação de livros acadêmicos no Brasil: um estudo exploratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UFBA/ANCIB, 2016.
WASSERMANN, Paulo. Crise, pandemia e oportunidade. Bookwire Brasil, 29 out. 2020. Disponível em: https://br.bookwire.net/como-esquecer-2020-crise-pandemia-e-oportunidade/ Acesso em: 15 mar. 2021.
WISCHENBART, Rüdiger. Covid-19 Special Edition Brazil: relatório do Insights da Bookwire. 11/11/2020. Disponível em: https://www.bookwire.de/fileadmin/customer/documents/Whitepapers/Brazil_Covid_Special_ConsumerBookBarometer2020_PT.pdf Acesso em: 15 mar. 2021.
ZIMAN, J. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Wagner Junqueira de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.