Definindo o Paradigma das TICs e seu diálogo com a Divisão Global Digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v6.n1.2013.1771Palavras-chave:
divisão digital, fosso digital, economia da informação, sociedade da informação, tecnologias da informação e da comunicaçãoResumo
O artigo busca apresentar como o desenvolvimento de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e o advento de um novo paradigma desencadearam alterações de ordem econômica que não foram uniformes em todo globo e levaram estes fenômenos a um diálogo com os efeitos da Divisão Global Digital. Para isso, o trabalho foi divido em três partes. Na primeira, após uma análise comparativa com outros conceitos, é apresentado o conceito de Paradigma das TICs. Na segunda, explora-se o diálogo entre o Paradigma das TICs e a Divisão Global Digital e como ele permitiu uma dinâmica que aciona economicamente determinados lugares do planeta enquanto deixa outros em standby. E na terceira parte, são apresentados os números da Divisão Global Digital com base nos estudos de instituições internacionais a fim robustecer empiricamente a argumentação. Conclui-se que a desigualdade quantitativa e qualitativa em acessibilidade, comércio e desenvolvimento de TICs entre os dois extremos da Divisão Global Digital indica a necessidade de modificação do padrão atual que divide o mundo em regiões com acesso facilitado e desenvolvedoras de TICs avançadas (turn on) e regiões com acesso reduzido, intensivas em mão-de-obra a baixo custo e ausentes em termos de pesquisas para o setor (standby).
Downloads
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.