La Ley n. 12.244 y su concepción de biblioteca escolar: un análisis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.19155

Palabras clave:

Biblioteca escolar. Legislación. Trabajo educativo. Pedagogía. Ley n. 12.244/2010.

Resumen

El artículo propone un análisis de la Ley 12.244, que dispone sobre la obligatoriedad de bibliotecas escolares en las instituciones de enseñanza, públicas y privadas, brasileñas a la luz de dos aspectos que tocan su objeto: la perspectiva educativa y las recomendaciones bibliotecarias. Para ello, considera las pautas teóricas de la Pedagogía Histórico-crítica y los documentos sobre el tema producidos y divulgados por el Consejo Federal de Biblioteconomía. Constata, en el texto de la Ley, la ausencia de proposición de trabajo educativo en la biblioteca escolar y la debilidad conceptual en cuanto a sus exigencias, concluyendo por su poca efectividad en la formación escolar.

Biografía del autor/a

  • Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Santarém, PA, Brasil

    Fabíola Ribeiro Farias

    É graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou a rede de bibliotecas públicas e os projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010-2018) e os projetos para a promoção da leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (2007-2010). É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e, atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. 

  • Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Santarém, PA, Brasil

    É graduado em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, onde também fez mestrado e doutorado em Linguística. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionalizante em Letras ”“ Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. Lidera o Lelit ”“ Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola.

Publicado

2019-09-14

Cómo citar

La Ley n. 12.244 y su concepción de biblioteca escolar: un análisis. (2019). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 826-836. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.19155

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