Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2173Keywords:
undergraduation course evaluations, evaluation by studentes, quantitative researchAbstract
O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande ”“ FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.
Downloads
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.