Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes

Authors

  • Rodrigo Aquino de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS
  • Cintia Kath Blank Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal da Educação, Rio Grande ”“ RS
  • Andrei Steveen Moreno Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Mauren Porciuncula Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2173

Keywords:

undergraduation course evaluations, evaluation by studentes, quantitative research

Abstract

O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande ”“ FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.

Author Biographies

  • Rodrigo Aquino de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação - PPGCom/UFRGS e docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bacharel em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas.

  • Cintia Kath Blank, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal da Educação, Rio Grande ”“ RS

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG) (2015). Graduada em Biblioteconomia pela FURG (2010). Atualmente é bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Tem experiência nas áreas de Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, pesquisa escolar, biblioteca escolar, competência / letramento informacional, comportamento informacional.

  • Andrei Steveen Moreno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande FURG e graduação em Licenciatura em Química pela Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. Atua nas áreas de formação de professores de Química, Ensino de Química.

  • Mauren Porciuncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestre em Engenharia Oceânica pela FURG (2001) e doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009). É professora de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF/FURG. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação de Estatística e Pesquisa e Extensão em Educação Estatística

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes. (2016). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 19-42. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2173

Similar Articles

1-10 of 559

You may also start an advanced similarity search for this article.