Formação para o trabalho: categoria central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53066

Palavras-chave:

Bibliotecas profissionalizantes, Educação profissional e tecnológica, Formação de trabalhadores, Tipol.ogia de bibliotecas

Resumo

Trata do debate sobre a identidade das bibliotecas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente trabalho tem como objetivo geral debruçar-se sobre essa temática de maneira a propor uma categoria teórica que possa ser tida como central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da EPT, refletindo a sua singularidade ante às tipologias já existentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica. Para efetivar a pesquisa, agrupou-se e discutiu-se os resultados na seguinte ordem: “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, e “Formação de trabalhadores como categoria central para a definição da identidade das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica”. Conclui-se aqui que a discussão sobre a identidade das bibliotecas no contexto da EPT deve iniciar por entendê-las não como meros setores de apoio dentro das IEPTs, mas como unidades essenciais no processo de educação crítica e integral dos estudantes, tendo como ponto de partida a prática social da formação de trabalhadores. Desta forma, mais do que bibliotecas mistas, multiníveis, técnico-acadêmicas ou educativas públicas, as bibliotecas devem ser entendidas como bibliotecas profissionalizantes.

Biografia do Autor

  • Carlos Robson Souza da Silva, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina e Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal do Ceará.

  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Professora do Departamento Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/ IBICT/ UFRJ) e Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília.

  • Pablo Parra Valero, Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación, Madrid, España

    Professor Ajudante Doutor na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidad Complutense de Madrid e Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Formação para o trabalho: categoria central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da educação profissional e tecnológica. (2024). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(1), 164-174. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53066

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