A Agenda 2030 e a ciência da informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37380

Palavras-chave:

Agenda 2030, Bibliometria, Biblioteca, Ciência da Informação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A Organização das Nações Unidas realizou em 2015 uma cimeira onde aprovou a Agenda 2030. Esta agenda é ambiciosa e pretende que em todo o universo sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os 17 ODS apontam para todos os setores da sociedade, incluindo as bibliotecas, os arquivos, os centros de documentação. Estas instituições permitem o acesso à informação e apoiam ações de literacia da informação, digital e outras, ajudam os governos locais a perceberem as necessidades em matéria de informação necessárias às comunidades. Este trabalho tem como objetivo apresentar o papel das bibliotecas e centros de informação no apoio e implementação da Agenda 2030 e dos ODS. Para tal realizou-se uma análise bibliométrica e quantitativa da produção científica sobre a Agenda 2030 e os ODS e as bibliotecas e arquivos indexada na Web of Science e na Scopus, no período de 2015 a 2019. Da análise realizada recuperou-se um total de 40 artigos, podendo destacar-se o papel das bibliotecas e centros de documentação em geral, e das bibliotecas públicas e das bibliotecas do ensino superior, em particular. Na maioria dos artigos é notório o papel destas instituições na implementação dos ODS como um todo, e em termos individuais é o ODS 4 - Garantir uma educação inclusiva, aquele que se destaca. Salienta-se o papel da IFLA, como principal entidade internacional que representa os interesses dos serviços de informação e dos seus utilizadores e que tem trabalhado para promover a área das bibliotecas como força geradora de uma sociedade informada.

Biografia do Autor

  • Teresa Costa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Estudos Clássicos, Lisboa, Portugal

    Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2014), Portugal. Professora Auxiliar Convidada no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

  • Luísa Alvim, Universidade de Évora, CIDEHUS, Évora, Portugal

    Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016), Portugal. Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação.

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

A Agenda 2030 e a ciência da informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação . (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 617-628. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37380

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