Deteção e combate ao plágio em contexto académico

descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185

Palavras-chave:

Plágio acadêmico, Detecção do plágio, Ensino baseado em projeto, Ciência da Informação

Resumo

É apresentada a proposta de um projeto de intervenção de combate ao plágio académico desenvolvida numa unidade curricular de um curso de graduação em Ciência da Informação, em que é adotado o ensino baseado em projetos (project based learning). A contextualização teórica do trabalho fundamenta-se numa revisão da literatura sobre o conceito de plágio e sobre ferramentas digitais de deteção de plágio. É descrita a metodologia e os objetivos do projeto de deteção e combate ao plágio, além de serem apresentados os outputs resultantes da sua implementação. É dada ênfase especial à identificação, análise e avaliação de 10 ferramentas digitais de deteção de plágio, com base numa grelha de critérios definidos para o efeito. Deste procedimento resultou a seleção das três melhores ferramentas (PlagScan, Urkund e Plag.pt), as quais são apresentadas com mais detalhe. Adicionalmente, são apresentados os materiais concebidos para usar numa estratégia de combate ao plágio numa comunidade académica. Fundamenta-se a relevância do trabalho no relato de experiência de práticas didáticas inovadoras na formação graduada em Ciência da Informação, através do recurso ao ensino baseado em projetos, e na divulgação e avaliação de ferramentas de deteção de plágio, enquadradas numa estratégia mais lata de combate ao plágio em ambiente académico.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Terra, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Coimbra, Portugal

    Ana Lúcia Terra é Professora Auxiliar do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, desde novembro de 2020. Foi Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, de outubro de 2002 a novembro de 2020. É doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, Licenciada em História e Mestre em História Moderna pela mesma instituição. Fez os Cursos de Especialização em Ciências Documentais (Opção Arquivo e Biblioteca/Documentação) também pela Universidade de Coimbra. Desde 2002, leciona na área da Ciência da Informação, na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e no Mestrado em Informação Empresarial, tendo também lecionado no Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares. Em 2009, foi galardoada com o Prémio Raul Proença. Tem dedicado a sua investigação à gestão da informação, ao comportamento informacional e à organização e representação da informação.

  • Diogo Moreira, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, Portugal

    Licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

  • Filipa Gomes, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, Portugal

    Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 742-763. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185

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