Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Letramento informacional, Bibliotecário escolar

Resumo

Aponta a necessidade da valorização do bibliotecário escolar, sua importância enquanto agente educador e a necessidade da parceria com os professores, expandindo o aprendizado para fora da sala de aula. Analisa a prática do letramento informacional, na qual o bibliotecário desempenha papel de mediador, como forma de capacitar os indivíduos a conseguirem realizar, de forma autônoma, as atividades de identificação e uso de fontes de informação confiáveis para tomada de decisões e solução de problemas dentro e fora do espaço da escola. Apresenta-se como uma revisão de literatura e aborda a biblioteca escolar a partir dos conceitos de mediação e letramento, estabelecendo relações entre as áreas. Conclui que é de fundamental importância a parceria entre os professores e bibliotecários, porém a biblioteca escolar ainda esbarra em alguns entraves envolvendo a aplicação das leis responsáveis por implementar de forma obrigatória as bibliotecas nas escolas.

Biografia do Autor

  • Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

    Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas. No campo da Documentação, atuou como bolsista de aperfeiçoamento do Centro de informações Nucleares (1987-1989); bibliotecária do SESC (1989-2004), sendo responsável pela organização do acervo bibliográfico e pelas atividades de leitura da unidade da Tijuca, onde coordenou o projeto Palavra em Cena; bibliotecária da Universidade Federal Fluminense(1993-2008), trabalhou no Núcleo de Documentação e no Centro e Memória Fluminense; foi professora dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estácio de Sá e do Curso de Pedagogia do Instituto Educação do Rio de Janeiro. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 foi credenciada como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordena projeto de iniciação cientifica sobre a função Informacional e pedagógica dos arquivos históricos escolares.

  • Vinicius Ribeiro Soares dos Santos, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

    Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

  • Hugo Figueiredo Mafra, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

    Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 600-616. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670

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