Competências essenciais exigidas do bibliotecário frente aos desafios da sociedade da informação: um estudo dos profissionais de Goiânia-GO
Palavras-chave:
bibliotecários, competências profissionais, mercado de trabalhoResumo
O propósito da pesquisa foi de identificar as competências essenciais exigidas do profissional bibliotecário para sua efetiva atuação em Goiânia-GO frente aos desafios da sociedade da informação e do mercado de trabalho. Para tanto, buscou-se apoio teórico sobre sociedade da informação, competências essenciais e profissional da informação, os quais viabilizaram a pesquisa. Além dessas vertentes, analisou-se o panorama geral da economia de Goiânia para então identificar a existência de mercado para esse profissional. A pesquisa foi norteada pelo método quantitativo, pela mensuração das questões fechadas utilizadas para determinar o perfil dos bibliotecários e das empresas; e pelo método qualitativo, para a análise das questões abertas, que permitiu um aprofundamento dos resultados a respeito das competências. Foi realizado o levantamento bibliográfico e estudo de campo, para a caracterização dos perfis dos bibliotecários e das empresas. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas estruturadas e a observação sistêmica. Os resultados encontrados foram que as competências essenciais requeridas pelo mercado de trabalho em Goiânia são formadas pela integração de um conjunto de habilidades, tecnologias e aprendizado coletivo. Ficou constatado, pela análise dos dados, que esse conjunto é formado pelas habilidades pessoais, profissionais e informacionais do bibliotecário e pelo conhecimento da organização onde atua. A pesquisa destacou as seguintes competências solicitadas pelas empresas: rapidez e agilidade na recuperação da informação; domínio técnico da biblioteconomia; racionalidade no aproveitamento bibliográfico entre as diferentes áreas; elevado senso de organização espacial (lay-out); facilidade de relacionamento interpessoal; e uso intensivo de recursos tecnológicos. Observou-se ainda que, apesar das organizações requererem domínio das novas tecnologias, a pesquisa revela que as unidades de informação ainda não adotam muitas das inovações tecnológicas que poderiam implementar os serviços e produtos de informação.
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