A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555Palavras-chave:
Mediação da Informação., Mediação cultural., Música., Orquestra Sinfônica da Bahia.Resumo
A música é uma prática social considerada, nesta pesquisa, como uma relevante fonte de informação, que pode auxiliar a formação cognitiva, cultural e profissional dos sujeitos no processo de criação de estratégias e democratização do acesso à cultura. Objetivo: Esta comunicação teve o objetivo de investigar se a regência do Maestro Carlos Prazeres, no espetáculo Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), tem propiciado o acesso e a apropriação da informação, porquanto isso contribui para despertar o gosto do público pela música clássica e aproximá-lo da Orquestra e identificar a relevância da atuação do bibliotecário na intensificação do processo de acesso e apropriação da informação realizada pelo Maestro. Embasamento teórico: O referencial teórico e o empírico foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação e informação musical. Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa, em que foi empregada o método de estudo de caso, é de natureza descritiva, e o objeto de investigação foi a OSBA. Para coletar os dados, foram adotadas as seguintes técnicas: entrevista com o Maestro Carlos Prazeres; aplicação de questionário com o público do Cineconcerto e a observação direta da relação entre o Maestro e o público. Resultados: Depois de analisar os dados coletados, constatamos que a regência do Maestro Carlos Prazeres no Cineconcerto se configura como uma ação consciente de mediação cultural que favorece o acesso à informação musical e possibilita que o público se aproprie da informação e dos bens culturais. Conclusão: Concluímos que esse é um ambiente propício para o bibliotecário atuar como mediador cultural e da informação, o que contribui para potencializar as ações desenvolvidas pelos demais agentes culturais.
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