A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555

Palavras-chave:

Mediação da Informação., Mediação cultural., Música., Orquestra Sinfônica da Bahia.

Resumo

A música é uma prática social considerada, nesta pesquisa, como uma relevante fonte de informação, que pode auxiliar a formação cognitiva, cultural e profissional dos sujeitos no processo de criação de estratégias e democratização do acesso à cultura. Objetivo: Esta comunicação teve o objetivo de investigar se a regência do Maestro Carlos Prazeres, no espetáculo Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), tem propiciado o acesso e a apropriação da informação, porquanto isso contribui para despertar o gosto do público pela música clássica e aproximá-lo da Orquestra e identificar a relevância da atuação do bibliotecário na intensificação do processo de acesso e apropriação da informação realizada pelo Maestro. Embasamento teórico: O referencial teórico e o empírico foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação e informação musical. Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa, em que foi empregada o método de estudo de caso, é de natureza descritiva, e o objeto de investigação foi a OSBA. Para coletar os dados, foram adotadas as seguintes técnicas: entrevista com o Maestro Carlos Prazeres; aplicação de questionário com o público do Cineconcerto e a observação direta da relação entre o Maestro e o público. Resultados: Depois de analisar os dados coletados, constatamos que a regência do Maestro Carlos Prazeres no Cineconcerto se configura como uma ação consciente de mediação cultural que favorece o acesso à informação musical e possibilita que o público se aproprie da informação e dos bens culturais. Conclusão: Concluímos que esse é um ambiente propício para o bibliotecário atuar como mediador cultural e da informação, o que contribui para potencializar as ações desenvolvidas pelos demais agentes culturais.

Biografia do Autor

  • Cecília Nascimento da Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Integra a Universidade Federal da Bahia pelo Curso de Biblioteconomia e Documentação e o Grupo de estudos e pesquisa em mediação e comunicação da informação (GEPEMCI).

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Docente do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Integra o Grupo de estudo e pesquisa em mediação e comunicação da informação (GEPEMCI).

  • Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Docente do Departamento de Documentação e informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Integra o Grupo de estudos e pesquisa em mediação e comunicação da informação (GEPEMCI).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; SANTOS NETO, J. A. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago. 2014.

ALVES, M. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

COELHO, J. T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.

COTTA, A. G. Fundamentos para uma arquivologia musical. In: COTTA, A. G.; BLANCO,

P. S. Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2006.

DAMATTA, R. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, p. [1-4], 1981.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, p. 4-27, 2007.

DUARTE, L. F. Comentários. In: VELHO, G.; KUSCHNIR, K. (org.). Mediação, cultura a política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. p. 127-136.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da

informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n .2, p. 46-59, maio/ago.,

LIMA, Celly de Britto; PERROTTI, Edmir. O Bibliotecário como mediador cultural. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. 18., 2017. Marília. Anais [...]. Marília: UNESP,2017. p. 1-20.

MELLO, L. G. Antropologia cultural, objeto e método. In: MELLO, L. G. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982. p. 34-77.

ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA ”’ OSBA. História. Salvador, [2019]. Disponível em: https://www.osba.art.br/historia Acesso em: 14 ago. 2019.

SANTOS, Vanice dos.; CANDELORO, Rosana J. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE, 2006.

SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A disciplina mediação da informação nos currículos de arquivologia, biblioteconomia e museologia no Brasil. REBECIN, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-23, jan./jun. 2016.

SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 253-263, maio/ago. 2017.

SILVA, Bárbara Damiane da; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Práticas de mediação

cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa,

n. 2, v. 13, p. 30-43, 2017. Disponível em:

http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140 Acesso em: 08 abr. 2019.

TEATRO CASTRO ALVES ”’ TCA. Osba: história. Salvador, [2019]. Disponível em: http://www.tca.ba.gov.br/osba/histo Acesso em: 14 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 114-130. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555

Artigos Semelhantes

1-10 de 515

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)