As canções de Dorival Caymmi como dispositivos de mediação cultural e memória
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n3.2024.53103Palavras-chave:
Informação musical, Mediação cultural, Memória, Dorival CaymmiResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de evidenciar como a obra de Dorival Caymmi pode se configurar um dispositivo informacional capaz de subsidiar a mediação cultural e os aspectos de memória da Bahia. Quanto ao delineamento metodológico, a pesquisa se configura como descritiva com a adoção do método documental, já que o corpus de investigação foram as canções compostas por Dorival Caymmi. Quanto aos procedimentos de análise e interpretação dos dados coletados foi adotada a abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos nas canções de Dorival Caymmi indícios socioculturais representativos de uma baianidade que está centrada majoritariamente em Salvador. Apesar dessa especificidade, esses indícios são passíveis de subsidiar a mediação cultural e evocar memórias e fortalecer a constituição identitária de sujeitos que, de alguma maneira, ao ouvirem as composições desse artista atribuem sentidos que lhes conferem pertencimento ou que ampliam seus repertórios informacionais e culturais.
Referências
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, Jan./dez. 2009.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Caymmi, Stella. Dorival Caymmi: o mar e o tempo. São Paulo: Editora 34, 2001.
Caymmi, Stella. O portador inesperado: a obra de Dorival Caymmi (1938-1958). 2006. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Chediak, Almir. Dorival Caymmi Songbook. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1994.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Gomes, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, v.5, p. 10-21, 2019.
Gomes, Henriette Ferreira. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos Enancib (2008-2009). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 85-99, jan./dez.2010.
Lima, Celly de Brito. O bibliotecário como mediador cultural: concepções e desafios à sua formação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Moura, Jozuel Vitorino de; ALMEIDA, Carlos Cândido de. Semiótica, música e organização do conhecimento. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 20-36, jan./abr. 2019.
Pollak, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.
Rasteli, Alessandro.; Cavalcante, Lídia. Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-58, 2014.
Sousa, Ana Claudia Medeiros de; Oliveira. Bernardina Maria Juvenal Freire de. A mediação cultural e os referenciais de memória e identidade evidenciados nas performances e composições musicais de Arnaldo Almeida. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 28, 2023: e86803.
Vasconcelos, Cláudia Pereira. Ser-Tão Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Maria Coelho dos Santos Carvalho, Ana Claudia Medeiros de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.