A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado da Capital Federal

Autores

  • Flavia Helena de Oliveira Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquivistas, mercado de trabalho, formação profissional, Distrito Federal, Universidade de Brasília

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação acadêmica do arquivista e as exigências do mercado de trabalho. A Universidade de Brasília, como formadora de arquivistas desde 1991, é utilizada como modelo e delimita o universo da pesquisa. A hipótese norteadora é que existe uma discrepância entre o modelo de formação adotado pela universidade, que segue o modelo estabelecido na década de 1970, e as atuais demandas do mercado de trabalho. Nesse sentido, tem como objetivo geral realizar um estudo comparativo entre o perfil profissional que a Universidade de Brasília se propõe a formar e o perfil demandado pelo mercado de trabalho de Brasília. Como objetivos específicos, identifica qual é o perfil profissional que a Universidade de Brasília se propõe a formar, qual é o perfil demandado pelo mercado de trabalho para a atuação nas diversas atividades arquivísticas e analisa os motivos das possíveis discrepâncias entre a formação universitária e as expectativas do mercado de trabalho, a partir da comparação entre os perfis identificados. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e classifica-se, do ponto de vista de seus objetivos, como descritiva e explicativa. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de fontes primárias e secundárias. Incluíram consulta aos documentos relacionados ao curso de Arquivologia da Universidade de Brasília: documentos administrativos relativos à criação do curso, grade curricular, ementas disciplinares, relação de formandos, relação de candidatos aprovados em vestibular e relação de demanda de candidatos por vaga; consulta à documentos relacionados à demanda por contratação de arquivistas para o serviço público: editais de concurso público; levantamento bibliográfico de publicações relacionadas aos temas: arquivista, mercado de trabalho, ensino superior, formação profissional e profissional da informação; entrevista com profissionais graduados em Arquivologia pela Universidade de Brasília e que atuam como arquivistas no serviço público; entrevistas com representantes de instituições públicas empregadoras de arquivistas. Os resultados obtidos a partir da análise da relação entre a formação acadêmica e as demandas do mercado de trabalho, dentro do universo proposto, sugerem uma desarmonia entre os perfis identificados. O levantamento aponta para um momento de reconceitualização do campo arquivístico, decorrente da ampliação do uso das tecnologias no mundo do trabalho. Pode-se inferir que o perfil profissional do arquivista está em transformação e que, consequentemente, a formação acadêmica necessita se remodelar para corresponder as expectativas sociais.

Biografia do Autor

  • Flavia Helena de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

    Doutora (2014) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade e Brasília (2010), também possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2000). Atua principalmente nos seguintes temas: arquivística, ciência da informação, mercado de trabalho, formação profissional, formação acadêmica.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Como Citar

A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado da Capital Federal. (2015). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 99-100. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/2008

Artigos Semelhantes

31-40 de 580

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.