A norma RDA: Recursos, Descrição e Acesso e a adaptação à mudança nos sistemas bibliográficos em Espanha
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1891Palavras-chave:
catalogação, cooperação bibliotecária, dados vinculados, Description and Access Resources, Espanha, Formato MARC, metadadosResumo
Quando decorreu um ano da implementação da norma RDA e nos EUA, consideramos necessário a atualização do tema para entender o momento em que nos encontramos. Esta norma é uma grande mudança na catalogação de documentos e a recuperação de informação da biblioteca via web. Mediante o contato com os profissionais responsáveis de sua implantação constatamos que o sucesso de sua aplicação na Espanha depende de como se comporta a mudança. Para isso é imprescindível a coordenação entre os diferentes grupos de bibliotecas espanholas. A coordenação para sua implantação passa em primeiro lugar pela criação de um consórcio de gestão do investimento que seria um elemento essencial para obter resultados imediatos. O sucesso seria mais ou menos visível, custoso e rápido de pendendo da coordenação em sua implementação. A chave está em como ocorre a inovação pelo Sistema Integrado de Gestão Bibliotecaria. A adaptação dos atuais sistemas pode gerar um custo importante para os orçamentos de nossas bibliotecas. Muitas bibliotecas preferirão mudar de sistema, outras terão que assumir os novos custos das atualizações, etc. A realidade é que uma posição forte e unida por parte dos usuários potenciais permitirá poupar na mudança de modelo tecnológico.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.