Entre Macunaíma e Mayakovski:
as utopias do modernismo nos projetos de ensino e pesquisa da música no Brasil
Palavras-chave:
cânone musicológico, modernismo nacionalista, movimento música nova, utopia, ideologiaResumo
O objetivo desse texto é levantar questões sobre o desenvolvimento do pensamento musicológico brasileiro. A contribuição esperada é que a crítica dos cânones funcione como um eixo articulador entre a tradição e suas projeções. Mais do que expor linhas de raciocínios para adjetivar a musicologia nacional, a critica canônica pretende subsidiar aberturas a novos enfoques, sem uma ruptura inconciliável entre o passado e o presente. Para tanto o texto confronta momentos de crise de paradigmas: o modernismo nacionalista e a vanguarda do movimento “música nova.”
Downloads
Publicado
2012-12-01
Edição
Seção
Artigos Científicos - linha C
Licença
Copyright (c) 2012 Música em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
“Entre Macunaíma E Mayakovski:: As Utopias Do Modernismo Nos Projetos De Ensino E Pesquisa Da Música No Brasil”. 2012. Música Em Contexto 6 (1): 9-38. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11083.