Entre Macunaíma e Mayakovski:

as utopias do modernismo nos projetos de ensino e pesquisa da música no Brasil

Autores

  • Diósnio Machado Neto Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

cânone musicológico, modernismo nacionalista, movimento música nova, utopia, ideologia

Resumo

O objetivo desse texto é levantar questões sobre o desenvolvimento do pensamento musicológico brasileiro. A contribuição esperada é que a crítica dos cânones funcione como um eixo articulador entre a tradição e suas projeções. Mais do que expor linhas de raciocínios para adjetivar a musicologia nacional, a critica canônica pretende subsidiar aberturas a novos enfoques, sem uma ruptura inconciliável entre o passado e o presente. Para tanto o texto confronta momentos de crise de paradigmas: o modernismo nacionalista e a vanguarda do movimento “música nova.”

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C

Como Citar

“Entre Macunaíma E Mayakovski:: As Utopias Do Modernismo Nos Projetos De Ensino E Pesquisa Da Música No Brasil”. 2012. Música Em Contexto 6 (1): 9-38. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11083.