O CONCEITO DE DISSOCIAÇÃO RÍTMICA APLICADO À IMPROVISAÇÃO IDIOMÁTICA NO CONTEXTO POLIMÉTRICO DA COMPOSIÇÃO SKETCH ON CANTOS VII:

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Autores/as

  • Marcelo Coelho Faculdade Souza Lima

Palabras clave:

José Eduardo Gramani, dissociação rítimica, polirritmia, improvisação idiomática

Resumen

O conceito de dissociação rítmica defendido pelo educador José Eduardo Gramani é usado nesta pesquisa como fundamentação teórica para o desenvolvimento de estratégias metodológicas voltadas à prática da improvisação idiomática em contextos polimétricos. A composição Sketch on Cantos VII foi usada como referência para a criação de tais estratégias, cujo resultado mostrouse satisfatório para o objetivo proposto. O trabalho tem estimulado reflexões sobre a vivificação do corpo para superação dos desafios que a polimetria e a polirritmia proporcionam, legitimando o conceito de dissociação rítmica.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Coelho, Faculdade Souza Lima

    Professor da Faculdade Souza Lima

Publicado

2014-12-13

Número

Sección

Artigos Científicos - linha A

Cómo citar

“O CONCEITO DE DISSOCIAÇÃO RÍTMICA APLICADO À IMPROVISAÇÃO IDIOMÁTICA NO CONTEXTO POLIMÉTRICO DA COMPOSIÇÃO SKETCH ON CANTOS VII:: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS”. 2014. Música Em Contexto 8 (1): 169-92. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11111.