MÚSICA:

UMA ATIVIDADE PROMISSORA PARA A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

Authors

  • Emmanuel Bigand Universidade de Bourgogne (França)

Keywords:

estimulação cognitiva, estado da arte sobre estimulação cognitiva, fundamentos neurocognitivos da música

Abstract

O poder da música foi redescoberto pelas neurociências cognitivas, que atualmente explicam seus fundamentos biológicos graças aos métodos de imagem cerebral. Esse texto aborda como a música, graças a seu potencial, pode contribuir no campo da estimulação cognitiva. Após uma revisão sobre o valor social da estimulação cognitiva para a educação e para a saúde, e em seguida
um breve resumo dos diferentes programas atuais de estimulação cognitiva, o texto apresenta os argumentos que levam a entender a música como uma atividade promissora no sentido de responder a alguns grandes desafios, sobretudo no campo do envelhecimento cognitivo e da patologia cerebral. A música teria agido durante a filogênese como uma “tecnologia transformadora da mente” (Patel 2008). Atualmente ela pode ajudar a retomar tais desafios que se apresentam às sociedades modernas.

Author Biography

  • Emmanuel Bigand, Universidade de Bourgogne (França)

    Professor da Universidade de Bourgogne (França)

Published

2014-12-13

Issue

Section

Artigos Científicos - linha A

How to Cite

“MÚSICA:: UMA ATIVIDADE PROMISSORA PARA A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA”. 2014. Música Em Contexto 8 (1): 140-68. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11110.