Pesquisas em Cognição e Música no Brasil:

algumas possibilidades discursivas

Autores

  • Rosane Cardoso de Araújo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

pesquisa em cognição musical, John Sloboda, psicologia cognitiva da música

Resumo

As pesquisas sobre cognição e música têm recebido, no Brasil, um impulso notável nos últimos anos, no entanto ainda existe um desconhecimento, por parte de muitos estudantes e professores, sobre as múltiplas possibilidades discursivas que tais estudos podem abarcar. O objetivo deste artigo, portanto, é evidenciar, por meio de um estudo bibliográfico de análise de conteúdo, algumas das possibilidades de objetos de estudo e de processos discursivos para pesquisas sobre cognição e música. Inicialmente são enfatizadas algumas contribuições de John Sloboda (1983) na obra que é referência para os estudos cognitivo-musicais "The musical mind: the cognitive psychology of music". Na sequência são abordadas outras possibilidades de propostas de pesquisa na área da cognição, por meio do levantamento de pesquisas realizadas recentemente no Brasil, no polo de Curitiba (Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR). Todas as propostas apresentadas neste artigo, bem como os respectivos resultados, favorecem a verificação dos múltiplos objetos que podem orientar o desenvolvimento de trabalhos sob o enfoque da cognição ”“ ou psicologia cognitiva da música.

Biografia do Autor

  • Rosane Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Paraná

    Possui pós-doutorado na Università di Bologna / Itália (2012), Doutorado em Música pela UFRGS (2005), Mestrado em Educação pela UTP (2001), Especialização em Piano pela EMBAP (1993) e graduação em Bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (1991). Ocupa o cargo de Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, onde ministra disciplinas nos cursos de Educação Musical e Mestrado em Música. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música da UFPR entre 2006 e 2010. Atua como pesquisadora em diferentes grupos no Brasil e no exterior, sendo lider no grupo de pesquisa "Processos formativos e cognitivos em educação musical" (CNPQ) e participante dos projetos "Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale" vinculados ao Dipartamento di Musica e Spetacollo da Università di Bologna (Bologna/Itália) e "Musical Interaction Relying On Reflexion" vinculado à European Community - Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme. Foi professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná entre os anos 1994 e 2005 onde atuou como professsora do Departamento de Instrumentos Polifônicos. Entre os anos 2006 e 2009 exerceu o cargo de Diretora Regional / Região sul da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). É editora da Revista Música em Perspectiva e membro de Corpo Editorial das seguintes revistas: Revista Per Musi, Revista Cognição e Artes Musicais, Revista o Mosaico, Revista da ABEM. Em sua formação profissional atuou na área da dança como bailarina profissional e coreógrafa, com participação no exterior e na Companhia de Ballet do Teatro Guaíra (Curitiba/PR). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, cognição e formação de professores. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6547336486805388

Downloads

Publicado

2010-12-10

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha B

Como Citar

“Pesquisas Em Cognição E Música No Brasil:: Algumas Possibilidades Discursivas”. 2010. Música Em Contexto 4 (1): 23-40. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11061.