A MEMÓRIA MUSICAL INFANTIL:
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AUDIÇÃO DE SEQUÊNCIA DE TIMBRES POR CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS
Palavras-chave:
memória cognitiva musical infantil, timbre, familiaridade, preferênciaResumo
O presente estudo se dispôs a verificar a amplitude de memória de trabalho para sequência de diferentes timbres, de 36 crianças, soteropolitanas, musicalizadas e não musicalizadas, e suas respectivas familiaridades e preferências em relação a instrumentos de pequena percussão. As crianças participantes tinham idade entre 4 e 12 anos. A análise dos dados revelou que a maioria das crianças, independentemente da faixa etária, recordou-se dos oito itens ouvidos. Ao contrapor esse resultado com os de estudos que verificaram a amplitude de memória para itens verbais, isso pode sugerir que esta,
para itens musicais, pode apresentar maior capacidade. As crianças musicalizadas apresentaram um melhor índice de familiaridade com todos os instrumentos, contudo muitas das crianças não musicalizadas apresentaram familiaridade com o pandeiro, com o triângulo e com o caxixi, provavelmente devido ao contexto cultural da cidade de Salvador. Houve um índice significante de indiferença principalmente na faixa etária de 10 a 12 anos. Observou-se que novas investigações precisam ser realizadas e ampliadas para que se possa, cada vez mais, tomar conhecimento sobre as idiossincrasias da memória musical em suas diferentes perspectivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Música em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.