Pregões:
trajetos “da boca ao ouvido”
Palavras-chave:
pregões, performance, tonemas, paisagem sonoraResumo
Este artigo apresenta tema raro nos estudos musicológicos: os pregões. Ora escutado como simples grito, ora concebido como música, sua escuta varia conforme as concepções e ideologias difundidas dentro de determinado contexto cultural. Tendo como base os estudos de Paul Zumthor e Richard Bauman, são analisadas a performance de vendedores de rua, a formação dos pregões, as “chaves de performance” por eles utilizadas, bem como outras características observadas a partir de gravações sonoras realizadas nas ruas de Niterói ”“ RJ e Brasília-DF. São ressaltados o uso de maior intensidade sonora nas sílabas tônicas das palavras, o uso de “fórmulas especiais” para invocar a performace, a importância do público, bem como o aproveitamento das “inflexões entoativas da fala” e o uso frequente dos “tonemas ascendentes” (Tatit) na formação dos pregões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Música em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.