Cinema, memória e processos de formação cultural: algumas considerações sobre percursos de pesquisa

Autores

  • Milene Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Raquel Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8904

Resumo

O texto traz reflexões ancoradas na trajetória do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural. Trata-se de explicitar caminhos trilhados nos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que compõem o grupo, apresentando os objetos construídos a partir da relação temática entre cinema, memória e processos de formação cultural, bem como as interlocuções acadêmicas estruturadas a partir dos percursos teórico-metodológicos mobilizados nas pesquisas.

Biografia do Autor

  • Milene Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de PósGraduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária da mesma instituição, atuando como coordenadora-geral do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb. Líder do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural, vinculado à UESB, e pesquisadora do grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília. 

  • Raquel Costa Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutoranda pelo Programa de PósGraduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária da UESB, atuando na coordenação do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb. Pesquisadora dos grupos Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural, vinculado à UESB, e Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília.

Referências

ALVES, Mirela Souto. A Grande Feira: cinema, cidade e memória na obra de Roberto Pires. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_____. Razões Práticas. São Paulo: Papirus, 1996.DUARTE, Rosália Maria. Filmes, Amigos e Bares: a formação de cineastas na cidade do Rio de Janeiro.Tese (Doutorado em Educação) ”“Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Oeiras: Celta, 2002.

FERNANDES, Cristina Leilane Azevedo. Cinefilia em Vitória da Conquista: memórias de uma prática cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste daBahia, Vitória da Conquista, 2014.

GUSMÃO, Milene: Uma Janela para o Mundo: memória e cinema em Vitória da Conquista.Dissertação (Mestrado em Memória Social e Documento) ”“Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

_____. Dinâmicas do Cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX ao XXI.Tese (Doutorado em Ciências Sociais) ”“Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

LACERDA, Glauber Brito Matos. Der Leone Have Sept Cabeças: imagens da memória no cinema de Glauber Rocha.Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

LOPES. Marcelo Costa.Memória Social e Políticas Culturais nas Ações de Cinema do SESC. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2015.

LISBOA, Fátima S. G. “O cineclubismo na América Latina: idéias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina (1940-1970)”.In: CAPELATO, Maria; MORETIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos e SALIBA, Elias Thomé. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007.

OLIVEIRA, Rogério Luiz Silva de. Pensar com a Luz: a memória criativa do diretor de fotografia. Qualificação (Doutoradoem Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

RODRIGUES, Sara Martin.Imagem Cinematográfica e Memória no Diálogo entre Bergson e Deleuze. Dissertação(Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2011.

SAMPAIO, Joslan Santos. Nem Verdade, nem Mentira: a ficção histórica e cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

SANTOS, Raquel Costa. Lição de Coisas: Igreja Católica e formação cultural para o cinema no Brasil e na Bahia.Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

_____.O Projeto Católico Latino-Americano de Educação pelo/para o Cinema na Infância:o Plan de Niños e a experiência brasileira. Qualificação (Doutoradoem Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

SILVA, Veruska Anacirema Santos da. Memória e Cultura: cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2010.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Cinema, memória e processos de formação cultural: algumas considerações sobre percursos de pesquisa. (2015). Arquivos Do CMD, 3(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8904