Encontrando a voz em serviços de SVOD

Autores

  • Gabriel Bouhid Barradas Rede Globo
  • Rafael Consentino de la Vega Universidade de Maastricht (UM)

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47648

Palavras-chave:

Streaming, Metrics, Retention

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a natureza das principais métricas usadas no setor audiovisual, mais especificamente em serviços de streaming. Textos de referência localizados em busca exploratória são analisados para mapeamento de métricas que são analisadas à luz dos conceitos de Saída e Voz propostos por Hirschman (1973). Segundo o autor, quando uma organização entra em declínio, seus membros ou clientes tipicamente têm duas respostas: abandonar a organização, a Saída; ou manifestar-se para buscar a recuperação, a Voz. O principal argumento do artigo é que a maioria dos indicadores comumente utilizados em serviços de SVOD tem como objetivo monitorar apenas respostas de Saída, deixando pouco espaço para a Voz.

Referências

HIRSCHMAN, Albert Otto. Saída, voz e lealdade: reações ao declínio de firmas, organizações e Estados. 1ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.

GUPTA, Sunil e LEHMANN, Donald R. Customers as assets. Journal of Interactive Marketing, v. 17, n. 1, p. 9-24, 2003.

GUPTA, Sunil et al. Modeling Customer Lifetime Value. Journal of Service Research, v. 9, n. 2, p. 139-155, 2006.

GUPTA, Sunil. Driving digital strategy: a guide to reimagining your business. 1ª ed. Boston: Harvard Business Review Press, 2018.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Encontrando a voz em serviços de SVOD. (2023). Arquivos Do CMD, 9(2), 143-153. https://doi.org/10.26512/cmd.v9i2.47648