TERRITÓRIO ABORDAGENS E CONCEPÇÕES
Contenu principal de l'article
Résumé
O referido texto é fruto dos debates da disciplina Teoria dos Territórios e da Questão Agrária, ministrada pelo Professor Dr. Bernardo Mançano Fernandes, no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Os debates e provocações gerados no transcurso da disciplina foram essenciais na leitura e no processo de entendimento sobre a teoria dos territórios e no debate paradigmático, refletindo sobre as disputas/conflitos territoriais entre o Campesinato e o Agronegócio, que permeia o velho tema atual da Questão Agrária brasileira. Entretanto, vamos nos ater a discutir apenas as concepções de território e suas intencionalidades no referido texto. Aliado ao debate, fizemos um esforço teórico-conceitual no sentido de discutir a concepção de território, em face da amplitude que o referido conceito vem ganhando entre os pesquisadores das variadas áreas do conhecimento.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Références
ALMEIDA, Maria Geralda. Festas rurais e turismo em territórios emergentes. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. XV, nº 918, 15 de abril de 2011. <http://www.ub.es/geocrit/b3w-919.htm> Acessado em 04 de abril de 2014.
FERNANDES, B. M. Sobre a tipologia dos territórios. In: SAQUET, M. A; SPÓSITO, E. S. Territórios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197-216.
FERNANDES, B. M. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. Campesinatoe territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 273-302.
HAESBAERT, Rogério. Identidades Territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny.; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. p. 169-190.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" à multiterritorialidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.
SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 2ª edição, São Paulo. Editora Expressão Popular, 2010.
SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. 1º Ed. São Paul: Outras Expressões, 2011.
SAQUET, Marcos Aurélio. SILVA, Sueli Santos da. MILTON SANTOS: concepções de geografia, espaço e território. In: Geo UERJ - Ano 10, v.2, n.18, 2º semestre de 2008. P. 24-42. http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/1389/1179 Acessado em 02 de Maio de 2014.