MERCADOS INSTITUCIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DOS MERCADOS LOCAIS DE ALIMENTOS O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP

Conteúdo do artigo principal

Valmir José de Oliveira VALÉRIO

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) constitui um importante elemento de dinamização e fortalecimento da produção alimentar na escala local. Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696, de 2 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 4.772, de 2 de julho de 2003, alterado posteriormente pelo Decreto nº 5.873, de 15 de agosto de 2006, o Programa é atualizado ainda por diversos outros Decretos [1] (MDS, 2014). O PAA busca promover o acesso aos alimentos para as populações consideradas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de proporcionar a inclusão social e econômica por meio do fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS, 2014), o Programa contribui também para a formação de estoques estratégicos e abastecimento do mercado institucional de alimentos, no qual são contempladas as compras governamentais de alimentos. O PAA é implementado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) [2] através de cinco modalidades: doação simultânea, PAA leite, compra direta, compra institucional e formação de estoques. Na modalidade CPR-doação, o objetivo é o atendimento às demandas locais de suplementação alimentar, em sintonia com o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Esta modalidade incentiva à produção local para o abastecimento de entidades assistenciais, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos). Os alimentos são entregues pelos agricultores em uma Central de Distribuição, na qual são pesados e separados para a doação (MDS, 2014).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Detalhes do artigo

Como Citar
MERCADOS INSTITUCIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DOS MERCADOS LOCAIS DE ALIMENTOS: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP. (2015). BOLETIM DATALUTA, 8(93). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/53772
Seção
Artigos

Como Citar

MERCADOS INSTITUCIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DOS MERCADOS LOCAIS DE ALIMENTOS: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP. (2015). BOLETIM DATALUTA, 8(93). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/53772

Referências

CONAB. Histórico CONAB. (2015) Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conabquemSomos.php?a=11&t=1>. Acesso em: 04 mai. 2015.

CONAB. O que é o PAA? (2014) Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1125>. Acesso em: 29 abr. 2014.

IBGE. Malha municipal digital (2007). Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/municipio_2007/>. Acesso em: 03 nov. 2013.

LIMA, I. Publicação eletrônica [mensagem pessoal] CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Tupi Paulista. Dados sobre o funcionamento do PAA no município de Tupi Paulista/SP. (2014). Mensagem recebida por em 06 mar. 2015.

MDS. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). (2014). Disponível em: <http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/seguranca-alimentar-enutricional/aquisicao-de-alimentos/distribuicao-de-alimentos-a-grupos-especificos/distribuicao-dealimentos-a-grupos-especifico>. Acesso em: 07 mai. 2014.

MDS/CONAB. Relatório gerencial. Convênio MDS/CONAB, 2012.