ANÁLISE DE CONJUNTURA DA QUESTÃO AGRÁRIA NO 1° SEMESTRE DE 2010
Contenido principal del artículo
Resumen
A questão agrária é um problema estrutural do capitalismo, é inerente ao processo desigual produzido pelas relações capitalistas. Podem-se minimizar os problemas sociais, econômicos, ambientais, portanto territoriais, por meio de políticas públicas e de controle do modelo de desenvolvimento hegemônico, mas estes não são superados. Na conjuntura da questão agrária, alguns temas são recorrentes, outros são tangenciados e novos temas aparecem. Exemplo de tema recorrente é a reforma agrária; o tema do trabalho assalariado no campo tem sido tangenciado, a agroenergia e a soberania alimentar são novos temas. Neste artigo analisamos temas que compõem a questão agrária e que repercutiram no primeiro semestre.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Detalles del artículo
Cómo citar
Referencias
CUBAS, Tiago Egidio Avanço. Análise das representações dos ruralistas e camponeses no estado de São Paulo, de 1998 a 2008, a partir do acervo DATALUTA Jornal. 2009. Relatório de pesquisa – FAPESP.
FERNANDES, Bernardo Mançano. WELCH, Clifford Andrew. GONÇALVES, Elienai Constantino. Agrofuel policies in Brazil: paradigmatic and territorial disputes. In Journal of Peasant Studies, número 37, volume 4, 2010 (no prelo).
SOBREIRO FILHO, José. Os MST’s do Pontal do Paranapanema: dissensão na formação dos movimentos camponeses. 2010. Relatório de pesquisa - FAPESP.