SOBRE O DEBATE PARADIGMÁTICO CAPITALISMO AGRÁRIO E QUESTÃO AGRÁRIA EM QUESTÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
Existem dois modelos agrícolas propostos: o modelo do agronegócio, baseado na grande produção e exportação de commodities e importação de tecnologia agrícola. Economia capitalista e; o modelo da Agroecologia, posposto pelos movimento sociais, baseado na produção diversificada de alimentos saudáveis para consumo da população. Economia camponesa e mercado camponês. A identidade camponesa, em função do Paradigma do Capitalismo Agrário enfrenta a ideologia dominante, que se colocou historicamente na contramão dos movimentos sociais do campo. Isso porque a ideia sempre foi realmente não ter um Campesinato forte e com potencial de reprodução não só da vida mas também das cultura e identidade camponesas, isso fortaleceria o Campesinato e contribuiria diretamente para a reforma agrária no Brasil.
"Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista"
Detalles del artículo
Cómo citar
Referencias
ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Edusp, 3a edição. São Paulo, 2007.
BARBOSA, Lia Pinheiro & ROSSET, Peter Michael. Educação do campo e pedagogia camponesa agroecológica na América Latina: aportes da la Via Campesina e da Cloc. Educ. Soc., v.38, n.140, p.705-724. Campinas, jul./set., 2017.
BARTRA, Armando. Campesindios, aproximaciones a los campesinos de un continente colonizado. La Nación. México, nov./2010.
DA VEIGA, José Eli. O Desenvolvimento Agrícola – Uma Visão Histórica. Edusp, 2a edição. São Paulo, 2007.
FERNANDES, Bernardo Mançano. CONSTRUINDO UM ESTILO DE PENSAMENTO NA QUESTÃO AGRÁRIA: o debate paradigmático e o pensamento geográfico. Tese (livre docência), Volumes I e II. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, 2013.
STEDILE, João Pedro. A Questão Agrária no Brasil: O debate tradicional – 1500-1960. 2ª edição, Expressão Popular. São Paulo, 2011.
STEDILE, João Pedro. Dicionário da Educação do Campo (Org.: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo e FRIGOTTO, Gaudêncio) – Questão Agrária. Expressão Popular, p.641-646. Rio de Janeiro, 2012.