NAS LINHAS DO TERRITÓRIO: ENTRE O PARADIGMA DA QUESTÃO AGRÁRIA E O PARADIGMA DO CAPITALISMO AGRÁRIO – A INSERÇÃO DO PAA COMO MECANISMO ARTICULADOR DO TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE CAMPONESA

Contenido principal del artículo

José Ribamar Gomes de SOUSA

Resumen

Dentro de uma perspectiva contemporânea estruturante tomando como base o processo histórico de articulação agrária nacional, a dinâmica de modificação dos moldes sociais, econômicos, agrários e territoriais passa a ser regida mediante uma articulação entre as múltiplas esferas que põem em evidência as relações econômicas como formas de articulação a partir de jogos de interesses comandados pelo domínio das grandes produtoras integradas com finalidades distintas de ter-se uma demanda territorial e econômica dominante de mercado.


Nessa conjuntura, abrem-se duas questões fundamentais, o Paradigma da Questão Agrária (PQA) e o Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA) como base para direcionar visões de mundo para a realidade ao qual se está vinculada à questão agrária mediante um embate entre forças políticas apresentando distintos modelos de desenvolvimento a partir de interesses de uma parcela de empresas envolvidas no processo. Está vinculada nessa questão a inserção das políticas públicas socioterritoriais em âmbito nacional, que tem como finalidade proporcionar aos sujeitos envolvidos uma mudança na qualidade de vida proporcionando o desenvolvimento da população por intermédio destas.


Nessa relação, adentramo-nos a dois vieses centrais referenciados a partir da identidade territorial e a constituição da territorialidade camponesa pelo fortalecimento da agricultura familiar (AF) vinculada á inserção das políticas públicas, em especial destacamos o PAA (Programa Nacional de Aquisição de Alimentos). Cabe salientar que, dentro dessa conjuntura política, a elaboração de políticas públicas vem como resultado da correlação de forças entre instituições que são ou representam interesses de classes. “São as partes interessadas, que em suas proposições de políticas defendem seus respectivos modelos de desenvolvimento” (FERNANDES,p.01).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Detalles del artículo

Cómo citar
NAS LINHAS DO TERRITÓRIO:: ENTRE O PARADIGMA DA QUESTÃO AGRÁRIA E O PARADIGMA DO CAPITALISMO AGRÁRIO – A INSERÇÃO DO PAA COMO MECANISMO ARTICULADOR DO TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE CAMPONESA. (2017). BOLETIM DATALUTA, 10(111). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/52815
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

José Ribamar Gomes de SOUSA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós- graduação em Geografia– Centro de Ciências Exatas e da Natureza – UFPB.

Cómo citar

NAS LINHAS DO TERRITÓRIO:: ENTRE O PARADIGMA DA QUESTÃO AGRÁRIA E O PARADIGMA DO CAPITALISMO AGRÁRIO – A INSERÇÃO DO PAA COMO MECANISMO ARTICULADOR DO TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE CAMPONESA. (2017). BOLETIM DATALUTA, 10(111). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/52815

Referencias

CAMARGO, Elina Aparecida de Oliveira Momberg de; GOMES, Rafaela Raggio Silva; MEIRA, Bruna Carolina de Meira; BORSATTOS, Ricardo Serra. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como Instrumento de Fortalecimento de Assentamentos Rurais: o caso do assentamento 23 de Maio, Itapetininga, Estado de São Paulo - SP, v. 43, n. 1, jan./fev. 2013. Disponível em: <ftp://ftp.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/ie/2013/tec2-0113.pdf>. Acesso em: 30 Jul. 2015.

DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. A Construção da Territorialidade Camponesa no Assentamento Dona Helena, Cruz do Espírito Santo – PB. Universidade Federal da Paraíba – UFPB/ Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/ Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN/ Departamento de Geociências/Dissertação de Mestrado. João Pessoa, 2007.

DOURADO, Auceia Matos; VARGAS, Maria Augusta Mundim. Construção ou internalização de identidades? Reflexões sobre os assentamentos de reforma agrária. Revista Geográfica de América Central. Número Especial EGAL, 2011. Universidad Nacional Heredia, Costa Rica. II Semestre 2011 pp. 1-15.

FELÍCIO, Munir Jorge. A conflitualidade dos paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário a partir dos conceitos de agricultor familiar e de camponês. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 1, n. 2, p. 14-30, ago. 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Políticas públicas, questão agrária e desenvolvimento territorial rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, v.1, p. 381-400.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: BUAINAIN, Antônio Márcio (Org.). Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Editora da Unicamp, 2008.

MOREIRA, Emília; TARGINO, Ivan. De território de exploração a território de esperança: organização agrária e resistência camponesa no semi-árido paraibano. Revista Nera – Presidente Prudente - ANO 10, N. 10. 2007.

QUEIROZ, Elâine Fernandes de; DANTAS, Eugênia Maria. Território e Territorialidade: o Assentamento Rural Remédio, localizado no município de Umarizal/RN. Disponível em <http://www.rn.anpuh.org/evento/veeh/ST03/Territorio%20e%20Territorialidade%20o%20Assentamento%20Rural%20Remedio,%20localizado%20no%20municipio%20de%20UmarizalRN.pdf>. Acesso em: 03 Ago. 2015.

RICETO, Alisson; SILVA, Vicente de Paulo da. O Território como categoria de Análise da Geografia. Revista on-line Caminhos de Geografia. Instituto de Geografia ufu. Programa de Pósgraduação em Geografia. Uberlândia v. 9, n. 28 Dez/2008 p. 146 – 152.

SILVA, José Graziano da; GROSSI, Mauro Eduardo Del; FRANÇA, Caio Galvão de (orgs,) Fome Zero: A experiência brasileira. Brasília: MDA, 2010. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/pageflip-4204234-487363-

lt_Fome_Zero__A_experinc-1750637.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2015.

SILVA, Juniele Martins; MENDES, Estevane de Paula Pontes. Agricultura Familiar no Brasil: Características e Estratégias da Comunidade Cruzeiro dos Martírios – Município De Catalão (Go). Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Silva_JM.pdf>. Acesso em: 14. ago. 2015.

VIEIRA, Débora de F. A; VIANA, Carla A. dos S. O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e sua relação com o modo de funcionamento da agricultura familiar. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/98d489686768a24d24fa7f0d1acabf81..pdf >. Acesso em: 12 ago. 2015.

TCHAYANOV, A. V. Teoria dos sistemas económicos não-capitalistas (1924). In: Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, n. 46, v. XII, 1976. Disponível em:<http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223914353V2aDN7ku4Mf79OI1.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2015

VOGT, Silmara Patrícia Cassol; SOUZA, Renato Santos de. Mercados Institucionais Locais como Instrumento de Fortalecimento da Agricultura Familiar: Uma Análise do Programa de Aquisição de Alimentos na Região Celeiro – Rs. 2009. 47º Congresso da SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/13/743.pdf>. Acesso em: 17 Jul. 2015.

ZIMMERMANN. Políticas Públicas e arranjos institucionais: o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA). Disponível em: . Acesso em: 06 de Jul. 2015.