AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS DO NORDESTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, DESMONTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVANÇO DO CAPITAL NO CAMPO

Contenido principal del artículo

Leandro Vieira CAVALCANTE
Joana Tereza Vaz de MOURA

Resumen

Considerando os esforços tomados no sentido de ampliar a compreensão acerca da natureza dos movimentos socioterritoriais diante de sua complexidade e diversidade de processos de formação e atuação, este ensaio volta-se para a discussão sobre as formas de resistência dos movimentos socioterritoriais da região Nordeste em tempos de pandemia de Covid-19 e de um contexto político marcado pelo desmonte de políticas públicas e de avanço do capital e da violência no campo, viabilizados pelo Governo Bolsonaro. Nesse sentido, objetiva-se catalogar as ações empreendidas pelos movimentos socioterritoriais no âmbito da questão agrária e dos conflitos ambientais no Nordeste do Brasil, de modo a revelar quais ações foram efetivamente realizadas visando assegurar a permanência no campo e a defesa de pautas essenciais à luta na terra e à justiça ambiental.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Detalles del artículo

Cómo citar
AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS DO NORDESTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, DESMONTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVANÇO DO CAPITAL NO CAMPO. (2022). BOLETIM DATALUTA, 15(174). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/52775
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Leandro Vieira CAVALCANTE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Professor do Departamento de Geografia (DGC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Geoceres) e em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Laboratório de Estudos Rurais (LabRural/UFRN).

Joana Tereza Vaz de MOURA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Professora do Instituto de Políticas Públicas (IPP) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenadora do Laboratório de Estudos Rurais (LabRural/UFRN).

Cómo citar

AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS DO NORDESTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, DESMONTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVANÇO DO CAPITAL NO CAMPO. (2022). BOLETIM DATALUTA, 15(174). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/52775

Referencias

COCA, Estevan Leopoldo de Freitas; MASSON, Gabriela Abrahão; VINHA, Janaina Francisca de Souza Campos; SOBREIRO FILHO, José. Apresentação - Dossiê Estudos agrários críticos e COVID-19: movimentos socioterritoriais e luta pela terra no Brasil. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 17, n. 47, p. 1-7, 2022.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente, ano 8, n. 6, p. 24-34, 2005.

HALVORSEN, Sam; FERNANDES, Bernardo Mançano; TORRES, Fernanda Valeria. Movimentos socioterritoriais em perspectiva comparada. Revista Nera, Presidente Prudente, v. 24, n. 27, p. 24-53, 2021.

MACHADO, Angela dos Santos; JORGE, Aline Albuquerque; FERNANDES, Bernardo Mançano. Pandemia, ações de solidariedade do MST e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 17, n. 47, p. 155-178, 2022.

MOURA, Joana Tereza Vaz de; CAVALCANTE, Leandro Vieira; FERNANDES, Bernardo Mançano. Ação e reação dos movimentos socioterritoriais e as ecologias da resistência no rural brasileiro (2020-2021). In:ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 46, Anais… Campinas, 2022.

Artículos más leídos del mismo autor/a