ESPAÇO E TERRITÓRIO BREVES CONSIDERAÇÕES
Main Article Content
Abstract
Este trabalho apresenta uma breve discussão das categorias espaço e território, conceitos chaves da ciência geográfica e que comumente são confundidos. Nos trabalhos acadêmicos é comum encontrar uma confusão na utilização dos conceitos dessas duas categorias, muitas vezes apontados como sinônimos. A compreensão dos conceitos e categorias presentes em um trabalho científico são de fundamental importância. O conceito é uma referência direta ao objeto, é como um símbolo que o representa, é assim, uma definição do objeto. Dessa forma é imprescindível a existência de conceitos bem definidos. Os conceitos utilizados esclarecem o tema e possibilitam o desenvolvimento de uma redação bem elaborada.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Article Details
How to Cite
References
CUNHA, Maria das Graças Campolina. Campesinato Brasileiro: origens e ressignificações de um modo de vida tradicional. Unimontes, 2012.Disponível em:<http://unimontes.br/arquivos/2012/geografia_ixerg/eixo_rural/campesinato_brasileiro_origens. pdf>. Acesso em: 29 ago. 2015.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio;
SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão popular, 2009. p. 197-215.
KANT, Emmanuel. Crítica da razão pura. 4ª. ed. São Paulo: Brasil Editora, 1965.
MOREIRA, Emília. O espaço enquanto produto do trabalho. João Pessoa: Texto Didático, 2015. (mimeo).
MOREIRA, Ruy. A Geografia serve para desvendar máscaras sociais. In: MOREIRA, Ruy. Geografia, Teoria e Crítica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1982.
Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. Editora da Universidade de São Paulo: Edusp, 2005.
POZZO, Clayton Ferreira Dal. Pelo espaço ou pelo território? Possibilidades de articulação para se compreender a territorialidade e a fragmentação socioespacial. Revista Nera, ano 15, n. 21, 2012.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Douglas. O que é Geografia? 2007. Inédito. Apostilado. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAffIwAD/que-geografia-douglas-santos>. Acesso em: 16 dez. 2016.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: São Paulo: Hucitec, 1980.
______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 4ª ed. 1996.
______. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção 4. ed. 2. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)
______. O Dinheiro e o Território. Universidade de São Paulo- USP. GEOgraphia, ano. 1, n. 1 1999, São Paulo. Disponível
em:<http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/2/2>. Acesso em: 30 ago. 2015.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª edição, Editora Cortez, São Paulo, 2002.
SILVA, Marcos José Diniz Silva. O conflito social e suas mutações na teoria sociológica. Qualit@s Revista Eletrônica, vol.1, n.2,2011.
SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
TRAMONTANI RAMOS, Tatiana. A geografia dos conflitos sociais da América Latina e Caribe. Informe final del concurso: Movimientos sociales y nuevos conflictos en América Latina y el Caribe. Programa Regional de Becas CLACSO. 2003.