PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA: MOVIMENTOS SOCIAIS E REFORMA AGRÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto é parte de uma pesquisa mais ampla denominada “Territorialidades em tensão: movimentos sociais, agronegócio e políticas de reforma agrária no Brasil entre 1985 a 2010”, que objetiva analisar o processo de formulação e execução das políticas de reforma agrária nos governos Lula da Silva, tendo por referência os governos Sarney e FHC.
Como parte da análise das territorialidades em tensão no campo brasileiro, resgatamos a pesquisa de opinião pública contratada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) junto ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Essa pesquisa, realizada em novembro de 2009, objetivou uma “Pesquisa de Opinião Pública sobre a Atual Imagem dos Movimentos Nacionais”. A análise dos dados da pesquisa funcionou como um Leitmotiv para a problematização da tensão das territorialidades que envolvem os protagonistas ligados a reforma agrária.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
______. A opinião pública não existe. In: Questões de Sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983, p. 173-182.
CHAMPAGNE, P. Formar a Opinião – O novo jogo político. Petrópolis: Vozes, 1998.