POR UMA ABORDAGEM TERRITORIAL MULTIDIMENSIONAL: A RENDA DA TERRA E A CULTURA COMO COMPONENTES DA PRODUÇÃO DO TERRITÓRIO

Conteúdo do artigo principal

Rafael de Melo MONTEIRO

Resumo

Ao pensar o território, têm-se como exemplo específico os assentamentos rurais. Isso porque o objetivo deste texto é refletir a renda da terra e a cultura como componentes importantes da produção do território. Com a exposição sobre a renda da terra, contempla-se a dimensão econômica. E a dimensão cultural é abrangida com a exposição sobre a cultura. Desse modo, acredita-se que se explicita a opção teórico-metodológica adotada, que parte da compreensão de que o território é multidimensional e multiescalar, um híbrido.


Do ponto de vista metodológico, este texto constitui-se um ensaio teórico, constituído por seis seções, incluindo esta Introdução e as Considerações Finais. A segunda seção, “Apontamentos teórico-metodológicos”; a terceira, “O espaço geográfico e o território”; a quarta, “A renda da terra como componente dos territórios rurais”; a quinta, “A cultura como componente dos territórios rurais”; a sexta, “Considerações Finais”.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Detalhes do artigo

Como Citar
POR UMA ABORDAGEM TERRITORIAL MULTIDIMENSIONAL: : A RENDA DA TERRA E A CULTURA COMO COMPONENTES DA PRODUÇÃO DO TERRITÓRIO. (2014). BOLETIM DATALUTA, 7(83). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/53119
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael de Melo MONTEIRO , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Bolsista FAPESP.

Como Citar

POR UMA ABORDAGEM TERRITORIAL MULTIDIMENSIONAL: : A RENDA DA TERRA E A CULTURA COMO COMPONENTES DA PRODUÇÃO DO TERRITÓRIO. (2014). BOLETIM DATALUTA, 7(83). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/53119

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR – 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: 2002.

CLAVAL, Paul. Introducción. In: ______. Espacio y poder. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. p. 7-13.

______. La sociedad y el poder. In: ______. Espacio y poder. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. p. 15-25.

______. A geografia cultural. Tradução de Luíz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro Afeche Pimenta. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007.

FERNANDES, Bernardo M. Movimento social como categoria geográfica. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p. 59-85, 2000.

FERNANDES, Bernardo M. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, Eliane T.;

FABRINI, João E. (Org.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 273-302.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Tradução de Otto Erich Walter Maas. Brasília: Linha Gráfica Editora, 1998.

MARTINS, José de S. A sujeição da renda da terra ao capital e o novo sentido da luta pela reforma agrária. In: ______. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

MARX, Karl. A renda da terra. In: ______. O Capital. Edição resumida. Resumo dos três volumes por Julian Borchardt. Tradução de Ronaldo Alves Schmidt. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. p. 347-395.

RAFFESTIN, Claude. O que é o território? In: ______. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. p. 143-163.

SANTOS, Milton. As técnicas, o tempo e o espaço geográfico. In: ______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 29-59.

______. O espaço: sistemas de objetos, sistemas de ação. In: ______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 61-87.

SAQUET, Marcos A. Entender a produção do espaço geográfico para compreender o território. In:

SPOSITO, Eliseu S. (Org.). Produção do espaço e redefinições regionais: a construção de uma temática. Presidente Prudente – SP: FCT/UNESP/GAsPERR, 2005. p. 35-51.

SUZUKI, Júlio C. Questão agrária na América Latina: renda capitalizada como instrumento de leitura da dinâmica sócio-espacial. Na publicação: América Latina: cidade, campo e turismo. Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo, María Laura Silveira. CLACSO, Conselho Latinoamericano de Ciencias Sociais, São Paulo. Dez. 2006. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/edicion/lemos/12suzuki.pdf>. Acesso em: Set. 2013.