SÃO PAULO AGRÁRIO: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA SUA QUESTÃO AGRÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estado de São Paulo está em disputa, sistemática e permanente, de modelos distintos de construção e (re)produção social. Desse modo, esse trabalho expõe o mapa síntese São Paulo Agrário a partir de elementos que consideramos estruturais para entendermos a questão agrária paulista na expressão da realidade, nas suas dinâmicas invisíveis e conspícuas à sociedade. Nossa contribuição estará na apropriação da proposta teórico-metodológica da Cartografia Geográfica Crítica, partindo de uma análise geo-histórica com o intuito da construção de outros tipos de discursos (emancipatórios).
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
CUBAS, T. São Paulo Agrário: representações da disputa territorial entre camponeses e ruralistas de 1988 a 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) 274f. FCT- UNESP. Presidente Prudente, 2012.
FERNANDES, B M.. A ocupação como forma de acesso à terra. Artigo apresentado no XXIII Congresso Internacional de da associação de Estudos Latino Americanos. Washington-DC, de 06 a 08 de Setembro de 2001.
FERNANDES, B. M.; WELCH, C. A; CLEPS, J.; FABRINI, J. E. Relatório DATALUTA 2010. NERA, Presidente Prudente, 2011.
WELCH, C. A.; FERNANDES, B. M. Agricultura e mercado: campesinato e agronegócio de laranja nos EUA e Brasil. In: PAULINO, E. T. e FABRIINI, J. E. (orgs). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.161-191