SÃO PAULO AGRÁRIO: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA SUA QUESTÃO AGRÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Tiago Egídio Avanço CUBAS

Resumo

O estado de São Paulo está em disputa, sistemática e permanente, de modelos distintos de construção e (re)produção social. Desse modo, esse trabalho expõe o mapa síntese São Paulo Agrário a partir de elementos que consideramos estruturais para entendermos a questão agrária paulista na expressão da realidade, nas suas dinâmicas invisíveis e conspícuas à sociedade. Nossa contribuição estará na apropriação da proposta teórico-metodológica da Cartografia Geográfica Crítica, partindo de uma análise geo-histórica com o intuito da construção de outros tipos de discursos (emancipatórios).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Tiago Egídio Avanço CUBAS, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Geografia. Pesquisador do NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária.

Como Citar

SÃO PAULO AGRÁRIO: : ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA SUA QUESTÃO AGRÁRIA. (2014). BOLETIM DATALUTA, 7(74). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/BD/article/view/52899

Referências

CUBAS, T. São Paulo Agrário: representações da disputa territorial entre camponeses e ruralistas de 1988 a 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) 274f. FCT- UNESP. Presidente Prudente, 2012.

FERNANDES, B M.. A ocupação como forma de acesso à terra. Artigo apresentado no XXIII Congresso Internacional de da associação de Estudos Latino Americanos. Washington-DC, de 06 a 08 de Setembro de 2001.

FERNANDES, B. M.; WELCH, C. A; CLEPS, J.; FABRINI, J. E. Relatório DATALUTA 2010. NERA, Presidente Prudente, 2011.

WELCH, C. A.; FERNANDES, B. M. Agricultura e mercado: campesinato e agronegócio de laranja nos EUA e Brasil. In: PAULINO, E. T. e FABRIINI, J. E. (orgs). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.161-191

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)