A dimensão psicofísica do ator na Técnica Linklater de voz
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54569Palavras-chave:
Voz, Atuação, Técnica Linklater, Psicofísico, NaturalResumo
O trabalho vocal de quem atua não começa com a voz em si, mas num mergulho no interior do seu corpo, numa jornada psicofísica que conecta respiração e som inicial aos impulsos primários. Quando a voz é, enfim, evocada e o som inicial amplificado dá-se início ao processo de liberação da voz natural através dos lábios, da cabeça e da coluna vertebral. Pretendo abordar a dimensão psicofísica na Técnica Linklater de voz, tendo como recorte, para esta comunicação, o trabalho preliminar desenvolvido nas três etapas iniciais da progressão: a consciência do corpo; a consciência da respiração; e o toque do som. A metodologia de pesquisa orienta-se pela análise teórica e pela tradução comentada.
Referências
CRONIN, Bernadette; CROWLEY, Regina. Kristin Linklater. London: Routledge, 2023.
DAMASIO, Antonio. The feeling of what happens: body and emotion in the making of consciousness. New York: Harvest Books, 2000.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977.
KAPADOCHA, Christina. Somatic voices in performance research and beyond. London and New York: Routledge, 2021.
LINKLATER, Kristin. Freeing the natural voice: Imagery and art in the practice of voice and language, New York: Drama Publisher, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.