Experiências de visualização do texto falado na prática teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37206

Palavras-chave:

Voz, Teatro, Visualização, Imaginação, Interpretação

Resumo

Este artigo apresenta experiências de ensino/aprendizagem de voz inseridas na disciplina Estudos Vocais e Musicais A do curso de Teatro da UFMG. Com foco na técnica de visualização de imagens a partir do texto e como isso se reflete na fala cênica, e tendo também como referência textos publicados por Maria Knebel, colaboradora de Stanislávski, apresentamos as experiências e discussões geradas pela prática com textos dramáticos e poemas dentro da disciplina ministrada na modalidade remota emergencial em 2020/2021.

Biografia do Autor

  • Maurilio Andrade Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Professor Associado da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação em Teatro nas áreas de voz e música e nos Programas de Pós-graduação em Artes e ProfArtes.

  • Stéphanie Souza Araújo Leal, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduanda em Teatro pela UFMG. Artista da cena, investiga a escrita poética e a musicalidade em cena.

  • Natalia Claret Alves dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduanda em Teatro pela UFMG.  Desenvolve pesquisa (IC - CNPQ) sobre o teatro documentário na América Latina, com enfoque especial para as mulheres e suas trajetórias de invisibilidade.

  • Maria Isabel Barbosa Falcão, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduanda em Teatro na UFMG. Artista da cena, pesquisadora do ensino de Teatro na Escola Básica.

  • Clara Fernandino Dias, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduanda em Teatro na UFMG. Artista da cena, da música e também professora de canto, investiga a  musicalidade no processo criativo e formativo teatral.

  • Marcus Vinícius de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduando em Teatro pela UFMG. Multiartista, é diretor do grupo Teatro Negro e Atitude com pesquisa cênica voltada para a cultura popular brasileira de matriz africana.

  • Alex Antônio Oliveira Bonfim, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduando em Teatro na UFMG. Ator, produtor e diretor teatral há mais de 20 anos e membro fundador do grupo de teatro Cia da Farsa.

  • Renata Lanier Jardim Alves Santana, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

    Graduanda em Teatro na UFMG. Atriz, professora, produtora e pesquisadora na linguagem do jornalismo com ênfase na comunicação e no fazer teatral.

Referências

ANÍBAL, Anderson. O vilarejo do peixe vermelho. Belo Horizonte: Anderson Aníbal, 2010.

BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

KNEBEL, Maria. Análise-ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. São Paulo: Editora 34, 2016.

MARQUES, Ana Martins. A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum, 2009.

MARQUES, Ana Martins. Da arte das armadilhas. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.

MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo, Companhia das Letras, 2015.

STANISLAVSKI, Konstantín. O trabalho do ator: diário de um aluno. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

VISÃO. In: DICIONÁRIO Infopédia da Língua Portuguesa (online). Porto:Porto Editora, 2003-2021. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/visão>. Acesso em 11 abr. 2021.

VISNIEC, Matéi. O último Godot. São Paulo: É Realizações, 2012.

Downloads

Publicado

25-06-2021

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Como Citar

Experiências de visualização do texto falado na prática teatral. (2021). Voz E Cena, 2(01), 200-215. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37206

Artigos Semelhantes

1-10 de 75

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.