Eros nell’abisso
Lulu di Alban Berg, descensus ad inferos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36707Palavras-chave:
Alban Berg, Lulu, Edvard Munch, Eros, AlienazioneResumo
Nella Mitteleuropa dei primi decenni del XX secolo, sempre più irretita dai miti dell’ascesa economica e del capitale, il moralismo perbenista della società borghese assediava la dimensione psicologica femminile stringendola in una sorta di “pedagogia del divieto”, che ne mortificava l’affettività e l’espressione della sessualità. La Lulu di Alban Berg attraversa questa dimensione come un’ombra tragica, e si fa icona della contraddizione che lacera, fino a sfigurarlo, l’eros femminile.
Referências
ADORNO, Theodor. Alban Berg: il maestro del minimo passaggio. Milano: Feltrinelli, 1983.
ALESSANDRINI, Marco. La mente spiegata da Edvard Munch: psicoanalisi in dialogo con un artista. Roma: Magi, 2009.
EGGUM, Arnold. Munch: la vita e le opere. Milano: Jaca Book, 1985.
HALL, Patricia. A View of Berg’s Lulu Through the Autograph Sources. Berkley: University of California Press, 1996.
HALL, Patricia. Berg’s Wozzeck. New York: Oxford University Press, 2011.
HEADLAM, Dave. The Music of Alban Berg. New Haven: Yale University Press, 1996.
JARMAN, Douglas (ed. by). Alban Berg: Lulu. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LANGER, Tanja. L’anima inquieta: il male di vivere di Edvard Munch. Milano: Mondadori Electa, 2017.
NOTLEY, Margaret. Taken by the Devil: Censorship, Frank Wedekind, and Alban Berg’s Lulu. New York: Oxford University Press, 2019.
SALVETTI, Guido. Storia della Musica, Vol. 10. Torino: EDT, 1991.
WEDEKIND, Frank. Lulu: Lo spirito della terra, Il vaso di Pandora. Milano: Mondadori, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.