Estudantes Haitianos na UFPA: trajetórias e desafios
Palavras-chave:
educação superior; permanência estudantil; quilombolas.Resumo
O presente artigo visa abordar a questão da imigração de haitianos que vêm ao Brasil com a finalidade de ingressar no ensino superior. Dessa maneira, busca tratar especificamente da identificação dos motivos que influenciaram a migração dos haitianos para o Brasil, bem como dos fatores que os levaram a escolher a Universidade Federal do Pará, da compreensão sobre o seu processo de adaptação cultural e os seus principais desafios, do conhecimento acerca do acesso a programas de inserção e de acolhimento dentro da universidade e da identificação das políticas públicas que auxiliam os imigrantes haitianos. A metodologia utilizada, cuja natureza é qualitativa, se baseou em estudos de caso, em entrevistas semiestruturadas e em revisão bibliográfica. Consequentemente, os autores puderam concluir não somente que a possibilidade e o desejo de realizar o ensino superior e a aprovação na UFPA foram os principais fatores que influenciaram a vinda desses imigrantes para o Brasil, como também que a adaptação ao novo idioma foi um dos principais desafios culturais a serem superados. Ademais, os autores notaram que os discentes haitianos têm acesso a programas de permanência estudantil oferecidos pela UFPA, além de ingressarem na referida instituição principalmente por meio do Processo Seletivo Especial Migre (PSE MIGRE) e do Programa de estudantes - convênio de graduação ( PEC - G).
Referências
ATUALIDADES UOL. Brasil deixa missão de paz após 13 anos do país caribenho. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/haiti-brasil-deixa-missao-de-paz-apos-13-anos-no-pais-caribenho.htm Acesso em 12 de Dezembro 2022.
BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de Crise: a migração haitiana para o Brasil. In: Rev. Bras. Est. Pop., Belo Horizonte, v.34, n.1, p.119 – 143.
BANTON, Michael. A ideia de raça. 1979.
BRASIL, MRE. Memorando de entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Haiti para a reconstrução, o fortalecimento e a recomposição do Sistema de Educação Superior do Haiti, 2010. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1590414/pg-126-secao-1-diario-oficial-da-uniao-doude- 30-03-2010>. Acesso em: 05 dez. 2022
CHASLES, Rafael Grinberg. Estudantes haitianos em Florianópolis: escalas dos processos migratórios.[s.l.:s.n],2017.Disponível:<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/177136/monografia_Rafael.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y>. Acesso em: 20 out. 2022.
DIEME, Kassoum. Imigração Haitiana E Política De Acolhimento Institucional Na Cidade De São Paulo: 2010-2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2016.
E SILVA, F. C. D. Práticas de racismo e xenofobia contra universitários caribenhos em Belém do Pará. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 5, 2019. DOI: 10.23899/relacult.v5i5.1485. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1485. Acesso em: 11 dez. 2022.
FILIPPIM, Eliane Salete e ZENI, Kaline. Migração haitiana para o Brasil: acolhimento e políticas públicas. Revista Pretexto, ISSN-e 1984-6983, Vol. 15, Nº. 2 (abril/junho), 2014, págs. 11-27. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?código=5003161.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "História do Haiti"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-haiti.htm. Acesso em 12 de Dezembro de 2022.
LEDIX, Wendy. Inserção e participação dos imigrantes haitianos em universidades brasileiras. Temáticas, Campinas, 25, (49/50): 271-298, fev./dez. 2017.
SÁ, Patrícia Rodrigues Costa de e SILVA, Felipe Rezende. Desafios à inclusão dos imigrantes haitianos na sociedade brasileira. 12 de Abril de 2016, SP. Artigo, pp 1-14. Disponível em https://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/anais/arquivos/27_PRCS.pdf.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, Gabinete da Reitoria da superintendência de assistência estudantil. [online]. Disponível em: <https://www.saest.ufpa.br/documentos/relatorio/rel.2019.pdf> Acesso em 30 de Novembro de 2022. .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).
