EXPANSÃO URBANA CARIOCA E UM NOVO CONCEITO DE MORADIA

O CASO DO CONDOMÍNIO RIO 2

Autores

  • Igor Ramos Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Condomínios fechados, Barra da Tijuca, Expansão urbana, Estilo de vida, Rio de Janeiro

Resumo

O crescimento do Rio de Janeiro em direção à Barra da Tijuca dotou aquela região de importante centralidade. Ao longo deste recente e rápido processo de expansão, generalizaram-se os condomínios fechados como modelo de moradia. Constituindo-se enquanto marca primária da urbanidade daquele espaço e das representações a ele associadas, os condomínios fechados são um elemento importante para se pensar a sociabilidade e o estilo de vida que ali se desenvolve. O presente trabalho busca fazer um estudo de caso de um empreendimento pioneiro nesse processo: o condomínio Rio 2, localizado em frente ao Parque Olímpico na Av. Abelardo Bueno.

Referências

ADEMI. Relatórios da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, 2003 a 2013. Disponível em: http://www.ademi.org.br/. Acesso em: 12 de set. 2014.

BELTRÃO, K. I., CAMARANO, A. A., KANSO, S. et al.. Tendências demográficas do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP/PCRJ, 2004.

DO RIO CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Editora 34, 2000.

FRÚGOLI JR, Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. Edusp, 2006.

LOUREIRO, E (coord.), DIAS, M.C. e CORREIA, P.B. Análise do licenciamento imobiliário na cidade.Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. In: Rio Estudos, No 284. Rio de Janeiro: NIU/CGTU/SMU/PCRJ, 2008.

OLIVEIRA, FL de. Condicionantes territoriais para a elaboração de estimativas populacionais para unidades submunicipais: considerações a partir do caso do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), 2008.

RAPOSO, Rita. Condomínios fechados, tempo, espaço e sociedade: uma perspectiva histórica. Cadernos Metrópole., v. 14, n. 27, p. 171-196, 2012.

SECRETARIA Municipal de Urbanismo (SMU) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Evolução da Ocupação e Uso do Solo 2009 – 2013. 2014.

VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Zahar, 1989.

Downloads

Publicado

31-01-2022

Como Citar

EXPANSÃO URBANA CARIOCA E UM NOVO CONCEITO DE MORADIA: O CASO DO CONDOMÍNIO RIO 2. (2022). Revista Textos Graduados, 8(1), 66-81. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/tg/article/view/41754