Imágenes patriarcalizadas y codificacíon fílmica en el cine cubano

Autores

  • Brígida M. Pastor University of Glasgow

Resumo

Este estudo explora as mudanças e as transformações sociais, políticas e culturais de Cuba por meio do filme Lucía (Humberto Solás, 1968). O conceito de ‘nação’ se projeta na película de Solás como uma categoria de gênero sexual,
na qual imagens patriarcalizadas e sua codificação fílmica forçam o espectador a refletir sobre a eloquente dialética entre gênero e nação. Lucía consiste em três histórias independentes com um tema comum, todas elas introduzem
uma mulher em ‘revolução’. Estas mulheres revelam-se em constante liberação pessoal dos restritivos papéis que se lhes impõe pela classe e pelo sexo, como metáfora da descolonização e da transformação de Cuba. O filme também
representa uma tentativa desafiadora de definir um estilo fílmico desligado dos modelos impostos pelo imperialismo cultural do mundo ocidental.

Biografia do Autor

  • Brígida M. Pastor, University of Glasgow

    Professora da University of Glasgow.

Publicado

2009-12-24

Como Citar

Imágenes patriarcalizadas y codificacíon fílmica en el cine cubano. (2009). T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 16(1), 75-91. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/textos/article/view/28008