Dossiê SiD - Adaptação a eventos climáticos extremos e resiliência socioambiental: impactos, desafios e estratégias

2025-03-19

Dossiê SiD - Adaptação a eventos climáticos extremos e resiliência socioambiental: impactos, desafios e estratégias

 

Informamos a Chamada de submissões para o Dossiê “Adaptação a eventos climáticos extremos e resiliência socioambiental: impactos, desafios e estratégias” que está sendo organizado para publicação no Journal Sustainability in Debate – SiD (CDS/UnB) de agosto de 2025. O convite se estende aos autores que se interessam pela temática e que estejam produzindo textos ainda inéditos baseados em pesquisa original.

 

Editoras responsáveis

Alexandre Strapasson, Professor Adjunto, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Universidade de Brasília (UnB)

 

Diego Lindoso, Professor Adjunto, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Universidade de Brasília (UnB)

 

Prazo para submissão de artigos: 30 de ABRIL de 2025

 

Resumo

A Mudança do Clima é um dos maiores desafios globais do século XXI. Mesmo os cenários mais otimistas de redução das emissões de gases de efeito estufa projetam alterações significativas nos padrões e frequência/intensidade de eventos climáticos extremos, com graves impactos socioambientais. Portanto, a adaptação climática é um eixo fundamental ao enfrentamento da Mudança do Clima, tanto na prevenção de desastres quanto para acomodar impactos que não sejam passíveis de serem evitados.

 

A adaptação climática será um dos temas centrais da 30ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada em Belém (Pará), em novembro de 2025. Vários países já têm sofrido os impactos da mudança do clima, que tendem a se agravar nas próximas décadas. No Brasil, por exemplo, foram recentemente observadas enchentes severas no Estado do Rio Grande do Sul e secas prolongadas na Amazônia, além de ondas de calor e recordes de incêndios florestais em todo o país. Isso mostra a urgência de se avançar em estudos e pesquisas relacionados ao tema, em prol de uma maior resiliência climática, tanto de ambientes urbanos, periurbanos e rurais quanto de áreas de proteção e conservação florestal. Neste contexto, convidamos à submissão de artigos ao Dossiê “Adaptação a eventos climáticos extremos e resiliência socioambiental: impactos, desafios e estratégias”, do Journal Sustainability in Debate – SiD (CDS/UnB). São bem-vindos artigos científicos relacionados aos seguintes tópicos:

 

  • Vulnerabilidade e impactos climáticos;
  • Prevenção de desastres;
  • Impactos e justiça climática;
  • Resiliência climática;
  • Estudos de caso sobre áreas impactadas;
  • Análise de riscos e modelagem de cenários;
  • Governança adaptativa;
  • Financiamento voltado à adaptação;
  • Adaptação baseada em ecossistemas;
  • Dimensão política da adaptação climática.

 

Outros temas correlatos poderão ser considerados pelos editores convidados. No entanto, destaca-se que este Dossiê possui como foco a publicação de pesquisas inéditas sobre adaptação e resiliência climática. Os artigos podem ser enviados em espanhol, francês, inglês ou português,

 

Procedimentos básicos

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema regular do Journal Sustainability in Debate, com a indicação de “Dossiê”. De acordo com as regras da revista, os artigos seguirão o processo de revisão por pares escolhidos de acordo com os critérios definidos pela SiD, no sistema double blind peer review.

É preciso consultar as normas e orientações de SiD em “Diretrizes para Autores” https://periodicos.unb.br/index.php/sust/about/submissions.

Os artigos, após aprovação, deverão ser traduzidos na íntegra para a língua inglesa, de modo a atender as demandas de internacionalização da revista.

 

Cronograma

  • Submissão dos artigos completos: até 30 de abril de 2025
  • Resultado preliminar da avaliação dos artigos e pedidos de revisões: até 30 de maio de 2025
  • Prazo para reenvio de versão ajustada: até 20 de junho de 2025
  • Resultado da primeira etapa (aceite etapa 1) e pedido da versão em inglês: até 30 de junho de 2025
  • Envio da versão traduzida: até 20 de julho de 2025
  • Resultado (aceite etapa 2): até 30 de julho de 2025
  • Publicação: 30 de agosto de 2025