A construção social do mercado de madeiras certificadas na Amazônia brasileira:

a atuação das ONGs ambientalistas e das empresas pioneiras

Autores/as

  • Marcelo Sampaio Carneiro UFMA

Palabras clave:

Sociologia Econômica, Sociologia dos Mercados, Indústria Florestal, Indústria e Meio Ambiente, Ambientalismo, Certificação Florestal, Amazônia

Resumen

Este artigo analisa o processo de construção de um mercado de madeiras certificadas pelo selo do Forest Stewardship Council (FSC) na Amazônia brasileira. A certificação florestal pode ser compreendida como uma estratégia, desenvolvida a partir dos anos 90, por um conjunto de ONGs ambientalistas para tentar modificar o padrão de funcionamento da indústria mundial de madeiras. Como mostram alguns trabalhos de Sociologia Econômica, o processo de construção de um mercado requer um conjunto diverso de investimentos, de forma a permitir o estabelecimento e o funcionamento das trocas mercantis. No caso em questão, procuramos mostrar como esse processo se desenrolou, através da constituição de mecanismos de apoio à emergência da produção de madeiras certificadas e da atuação de empresas pioneiras (na obtenção do selo do FSC) no interior do campo econômico da indústria de madeiras tropicais.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Sampaio Carneiro, UFMA

    Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Publicado

2011-04-29

Cómo citar

A construção social do mercado de madeiras certificadas na Amazônia brasileira:: a atuação das ONGs ambientalistas e das empresas pioneiras. (2011). Sociedade E Estado, 22(3). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5370

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