Em busca de um ponto cego:

notas sobre a sociologia da cultura no Brasil e a diluição da mídia como objeto sociológico

Autores

  • Maria Eduarda da Mota Rocha Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Sociologia da comunicação, Sociologia da cultura, Modernismo, Pós-modernismo, Indústria cultural

Resumo

Este texto discute as possíveis causas e consequências do fraco estatuto da mídia como objeto na área acadêmica da sociologia. Para tanto, analisa certas tendências recentes do campo cultural brasileiro que apontam para um desgaste do cânone modernista diante da emergência de gerações de artistas, intelectuais e públicos que sofrem influência decisiva da indústria cultural.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda da Mota Rocha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Em busca de um ponto cego:: notas sobre a sociologia da cultura no Brasil e a diluição da mídia como objeto sociológico. (2016). Sociedade E Estado, 26(3), 17. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5614

Artigos Semelhantes

31-40 de 1020

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.