Nas teias da economia:

o papel das redes sociais e da reciprocidade nos processos locais de desenvolvimento

Autores

  • Guilherme Radomsky

Palavras-chave:

Redes sociais, Reciprocidade, Território

Resumo

O trabalho aborda o tema das redes sociais de trabalho sob o ângulo das relações de reciprocidade. A partir de um estudo de caso no município de Veranópolis, Rio Grande do Sul, o artigo procura compreender a importância das relações de reciprocidade para a constituição de redes de trabalho ligadas a comerciantes, a indústrias de fusão de aços e a indústrias de calçados e artigos esportivos. Pretende-se demonstrar que, apesar de uma origem social comum, as diferentes redes de trabalho apresentam distintas características no que diz respeito a formas de trabalho, modo de operação e regulação da concorrência entre os empreendimentos. No caso estudado, o conjunto de relações em rede é responsável pelo dinamismo do mercado de trabalho e pela diferenciação da economia local, uma vez que articula os atores que compõem o tecido social e exerce efeitos relevantes para o desenvolvimento do território como um todo.

Biografia do Autor

  • Guilherme Radomsky

    Sociólogo, mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAfDr). Desenvolve pesquisas sobre redes sociais, relações de reciprocidade e economias locais.

Downloads

Publicado

29-04-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nas teias da economia:: o papel das redes sociais e da reciprocidade nos processos locais de desenvolvimento. (2011). Sociedade E Estado, 22(2). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5333

Artigos Semelhantes

11-20 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.