A DECADÊNCIA DA CIDADE EUROPÉIA:

tendência social ou repetição de uma figura retórica?

Autores

  • Martin Gegner Universidade Humboldt de Berlim

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Cidade européia, Urbanismo, Teoria social

Resumo

Há décadas, a sociologia urbana discute a “decadência da cidade européia’’. Nas diagnoses de teóricos como Saskia Sassen ou Manuel Castells, a cidade européia é descrita como conceito antiquado que não tem futuro nas condiçoẽs da globalização. Ultimamente, na Alemanha, se pronuncia um novo sintoma desse desenvolvimento: o “encolhimento da cidade’’. De fato, os dados demográficos indicam uma diminuacão da população metropolitana. Mas... será que isso significa uma decadência? Em uma revisão crítica da sociologia urbana alemã contempôranea, o artigo discute se se trata de uma tendência social ou apenas mais uma variacão de uma figura retórica de uma disciplina científica em crise.

Biografia do Autor

  • Martin Gegner, Universidade Humboldt de Berlim

    Doutorando em Sociologia na Universidade Téchnica de Berlim; docente na Universidade Humboldt de Berlim, no Departamento da Sociologia Urbana.

Downloads

Publicado

12-05-2011

Como Citar

A DECADÊNCIA DA CIDADE EUROPÉIA:: tendência social ou repetição de uma figura retórica?. (2011). Sociedade E Estado, 21(3), 753-770. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5267

Artigos Semelhantes

1-10 de 337

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.